Montando uma academia dentro de casa para inserir os treinos na rotina

Picture of Vanessa Chabatura

Vanessa Chabatura

Pexels

Montando uma academia dentro de casa para inserir os treinos na rotina

Entenda no que você deve prestar atenção para montar a sua academia caseira

Compartilhe:

A correria do dia a dia dificulta a manutenção dos cuidados com o corpo. Com a necessidade de separar horas para trabalho, estudo, família, afazeres domésticos e descanso, não são todos que encontram a disposição necessária para se exercitar. Contudo, hoje é muito mais fácil driblar isso montando uma academia em casa.

Existem diversos equipamentos que são ótimos para treinar em casa mesmo e largar o sedentarismo de vez. Banco de exercícios, halteres, bicicleta ergométrica, esteira, corda de pular e colchonetes para abdominais são apenas alguns dos exemplos dos aparelhos que você pode ter na sua residência. Mas qual é a melhor forma de fazer isso? A seguir, saiba quais são as vantagens e o que você precisa considerar.

Por que é uma boa ideia ter uma academia em casa?

Com uma academia em casa, não há mais espaço para aquela desculpa da preguiça para não ir malhar, não é mesmo? Hoje, diversos equipamentos de musculação são bem mais acessíveis, fáceis de manusear e de baixa manutenção, o que torna essa opção muito mais atrativa.

A academia em casa facilita a adaptação dos treinos a sua rotina. Por exemplo, você pode monitorar a duração média dos seus exercícios e ajustá-los de acordo com as suas necessidades, evitando sobrecarregar a rotina, mas também encontrando o tempo ideal para que a prática de exercícios seja constante.

Também é possível personalizar o seu espaço fitness, que não se resume apenas à disposição dos equipamentos. Quem nunca detestou a trilha sonora do dia da academia? Ou então reclamou da temperatura do ar-condicionado (ou mesmo da falta dele)? Em sua academia doméstica, é você quem a ajusta do modo que achar melhor.

Outra vantagem é que você acaba tendo mais tempo para se dedicar à dieta. Sem o tempo de deslocamento, é possível dedicar mais horas ao preparo de refeições e receitas da sua dieta, encaixando essa tarefa nos horários ideais para você.

O que você deve considerar antes de montar a sua academia?

Certo, então quer dizer que você deve sair comprando os equipamentos e novas roupas de ginástica de imediato? Não exatamente. Para que essa inclusão seja feita da melhor forma, é preciso considerar alguns aspectos de antemão.

A começar pelo espaço disponível em sua casa para montar a academia. Quem tem uma casa maior, com um quarto extra ou com garagem ampla, terá disponibilidade para incluir mais equipamentos e diversificar o treino. No entanto, se o espaço for limitado, será preciso refletir sobre o tamanho dos equipamentos que você pode adquirir. Para não cometer erros, meça o espaço e considere não somente o tamanho dos equipamentos, mas também uma área livre para você circular e realizar os exercícios com segurança e conforto.

Depois entra a questão do orçamento. São poucos os que terão possibilidade de comprar aquelas máquinas de exercícios que estão nas academias. Mas não há problema algum em começar com um orçamento mais modesto! É possível adquirir equipamentos básicos e multifuncionais, como corda de pular, faixas de resistência e um conjunto de halteres ajustáveis, que já permitem realizar diversos exercícios distintos.

Não se esqueça de considerar qual tipo de exercício você pretende realizar em casa. É fã de cardio? Então é uma boa ideia investir em uma bicicleta ergométrica ou uma esteira para cultivar essa prática. Já se a sua ideia é que a academia em casa sirva para você fazer musculação ou treinamento funcional, os equipamentos necessários irão incluir bancos de musculação, kettlebells e halteres.

Como montar a academia em sua casa?

Com tudo considerado, chegou a hora de montar a sua própria academia de fato. Primeiro, é preciso escolher os equipamentos de acordo com os objetivos estabelecidos. Geralmente, esses equipamentos incluem banco de exercícios, halteres, colchonete, faixas de resistência, barra, bicicleta ergométrica e esteira.

Para proteger o piso da sua casa, é uma boa ideia utilizar tapetes emborrachados, que, além da proteção física, também reduzem os ruídos durante os exercícios. Isso sem contar que esses tapetes oferecem uma superfície confortável e segura para a realização de exercícios que envolvam saltos ou que sejam praticados no chão.

Se você vai se exercitar, então com certeza você vai suar. Portanto, é fundamental refletir sobre a ventilação, importante sobretudo nos exercícios intensos. Se possível, monte a sua academia em um espaço mais aberto (como a garagem) ou que tenha uma boa quantidade de janelas. Se for preciso, também pode apelar para o ventilador e o ar-condicionado. O importante é garantir uma temperatura confortável para garantir treinos mais agradáveis.

Deixe um comentário

[gs-fb-comments]

Veja Também