ALMT aprova criação de Programa de Ressocialização para jovens em situação de vulnerabilidade social

Picture of Da Assessoria

Da Assessoria

ALMT aprova criação de Programa de Ressocialização para jovens em situação de vulnerabilidade social

Compartilhe:

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso, aprovou em segunda votação na última Sessão Parlamentar (26) o Projeto de Lei 134/2023, de autoria do deputado estadual Thiago Silva (MDB), que cria o Programa Estadual de Ressocialização e Geração de Renda a menores infratores em situação de vulnerabilidade social.

O programa tem como principal objetivo promover a reintegração desses jovens à sociedade, oferecendo qualificação profissional, formação técnica e desenvolvimento de habilidades que favoreçam sua inserção no mercado de trabalho. A iniciativa atenderá, prioritariamente, adolescentes entre 16 e 21 anos que cumprem medidas socioeducativas de privação ou restrição de liberdade, além de egressos do Sistema de Atendimento Socioeducativo e jovens em situação de risco social.

A proposta busca proporcionar aos participantes oportunidades de aprendizado e autonomia, estimulando o senso de responsabilidade, iniciativa e empreendedorismo. Para isso, o programa contará com cursos de formação e capacitação, alinhados ao desenvolvimento físico, moral e psicológico dos adolescentes.

A implementação do programa será viabilizada por meio de parcerias com entidades formadoras, órgãos da administração pública, instituições executoras de medidas socioeducativas e outras organizações que possam contribuir para a ressocialização e empregabilidade desses jovens.

O deputado Thiago Silva destacou a importância da medida para transformar vidas e reduzir a reincidência no crime. “Nosso foco é oferecer novas oportunidades de ressocialização, aprendizado profissional e educação. Acredito que, quando os jovens têm acesso a oportunidades concretas, podemos reduzir a criminalidade e construir um futuro melhor para toda a sociedade”, afirmou.

Após a aprovação na ALMT, o projeto segue agora para sanção do governador Mauro Mendes.

Deixe um comentário

Veja Também