O dia 11 de março de 2020, há exatos cinco anos, ficou marcado pelo decreto da Organização Mundial da Saúde (OMS) que formalizou a pandemia de Covid-19 (coronavírus Sars-CoV-2). Naquele momento, mais de 4 mil pessoas já haviam morrido em decorrência da doença ao redor do mundo, e mais de 118 mil casos haviam sido confirmados.
No Brasil, onde o primeiro caso foi registrado em 26 de fevereiro de 2020, havia 52 casos confirmados no dia do decreto da pandemia. A primeira morte no país ocorreu um dia depois, em 12 de março.
Em Rondonópolis, de acordo com o último boletim epidemiológico publicado no site da Prefeitura Municipal em 10 de março de 2023, pouco menos de um mês antes do fim oficial da pandemia, decretado em 5 de maio daquele ano, a cidade registrou 50.726 casos da doença e 994 óbitos. A Covid-19 vitimou não apenas cidadãos comuns, mas também figuras conhecidas da cidade, como o ex-vereador Juary Miranda.
Juary Miranda
Juary faleceu em 2 de janeiro de 2021, aos 64 anos. Foi atleta do União Esporte Clube e vereador por três mandatos, sendo o último entre 2017 e 2020. Em homenagem póstuma, a Câmara Municipal de Rondonópolis reconheceu sua contribuição à cidade.

Dr. Mário Perrone
Outro nome que foi vítima das complicações da Covid-19 foi o médico Dr. Mário Perrone. Considerado o primeiro pediatra de Rondonópolis, ele se formou na Universidade de São Paulo (USP) e atuava em Rondonópolis desde 1970. Era casado com a cantora Lassimi, filha do saudoso maestro Marinho Franco, e pai do renomado jornalista Lucas Perrone. Dr. Mário Perrone faleceu em 6 de agosto de 2021.

Nilson Rachid
Reconhecido no cenário esportivo de Mato Grosso, o radialista Nilson Rachid morreu aos 69 anos, na Santa Casa de Rondonópolis. Dedicou mais de 30 anos de sua vida ao jornalismo esportivo e trabalhou nos principais veículos de comunicação da cidade, como Rádio Clube, Rádio Juventude, TV Cidade Record e TV Rondon. Conhecido como o “Canhão do Rádio”, Rachid faleceu em 15 de dezembro de 2020.
Martinho Irala
Martinho Irala foi um exímio instrumentista e compositor, conhecido por suas canções românticas, mas sobretudo por ser o autor do hino da Sociedade Esportiva Vila Aurora (Tigrão). Entre suas composições, destaca-se também ‘Praça dos Carreiros’, uma homenagem a uma das principais praças da cidade. Martinho faleceu em 10 de março de 2021, aos 60 anos.

Ex-prefeito Fausto Faria
Fausto Faria foi prefeito de Rondonópolis entre 1986 e 1988, assumindo o cargo após a saída de Carlos Bezerra para o governo do estado de Mato Grosso. Posteriormente, atuou como secretário de Estado da Fazenda na gestão de Rogério Salles. Médico de formação, faleceu aos 77 anos, em 5 de maio de 2021.
Altamirando Araújo
Popularmente conhecido como “Cavalo Velho”, Altamirando foi pioneiro na cidade, chegando na década de 1960 e tornando-se o primeiro dentista a atuar na região. Mesmo após receber duas doses da vacina, faleceu em 19 de junho de 2021, aos 91 anos. Ele era pai do ex-prefeito Zé do Pátio.
José Orsi
Empresário do agronegócio, José Orsi adotou Rondonópolis como sua cidade a partir de 1984. Foi presidente do Rotary Clube Rondonópolis Leste, do Lar dos Idosos, do Canadá Country Clube e da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Rondonópolis (ACIR) entre 2008 e 2010. Enfrentava problemas de saúde e faleceu devido a complicações da Covid-19 em 28 de junho de 2020, aos 69 anos.





