O vereador Ibrahim Zaher pretende propor, em breve, uma atualização da Lei que criou o Cadastro Municipal do Esporte, sancionada em 2014 pelo então prefeito Percival Muniz. A legislação, segundo o parlamentar, tem como objetivo fornecer um subsídio pontual para atletas ranqueados que participam de competições.
Zaher destacou que o Cadastro Municipal do Esporte é diferente do Bolsa Atleta, pois oferece apoio financeiro de forma específica e pontual, o que, segundo ele, gera um impacto menor nos cofres públicos. “Essa lei traz um subsídio pontual para aquele atleta ranqueado que vai para uma competição. É uma forma de o município dar uma contrapartida e ajudar”, afirmou.
O vereador explicou que o apoio financeiro pode auxiliar os atletas a cobrir despesas como transporte, hospedagem, alimentação ou inscrição em competições. “Eles não vão tirar todo o custo da sua viagem, mas vão conseguir, às vezes, pagar o hotel, a alimentação ou a inscrição. Já é uma ajuda mínima do poder público”, explicou.
Além da atualização do Cadastro Municipal do Esporte, Zaher afirmou que a discussão sobre o Bolsa Atleta também deve retornar à Câmara. Esse programa prevê um auxílio contínuo para os atletas durante sua rotina de treinamentos e competições.
O parlamentar mencionou que pretende destinar parte de suas emendas para o setor esportivo e que aprofundará os estudos sobre o Cadastro Municipal do Esporte na próxima sexta-feira. Ele também comentou sobre a dificuldade enfrentada por atletas na busca por patrocínio. “Já trabalhei com eventos e sei como é difícil. Às vezes, se consegue um apoio, mas acredito que o poder público deve fazer a sua parte”, concluiu.





