O prefeito de Rondonópolis, Zé Carlos do Pátio (PSB) , já trabalha no fechamento de contas para a entrega do mandato ao seu sucessor. No entanto, o prefeito pode assumir um cargo em Brasília, no Ministério da Agricultura, a convite do ministro Carlos Fávaro.
Esse cargo era anteriormente ocupado por Neri Gueller. Segundo um interlocutor ouvido pelo Primeira Hora, Pátio estaria hesitante em aceitar o convite, pois entende que essa função o afastaria de seu eleitorado.

Esse convite também sugere que o atual prefeito de Rondonópolis poderia deixar o PSB e migrar para o PSD, em virtude da nova proximidade com o grupo de Fávaro, que comanda o PSD em Mato Grosso.
Ao deixar o cargo, Pátio pretende se dedicar aos estudos. Ele deve apresentar sua tese de mestrado, uma vez que recentemente foi aprovado nas duas etapas de seu curso e agora precisa passar pela banca para obter o título de mestre. Pátio também é professor concursado da UNEMAT.
Por outro lado, seu grupo político deve se preparar, em 2025, para disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa em 2026. Pátio foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 1998, sendo reeleito em 2002, 2006 e também em 2014.





