De acordo com um Relatório estatístico, prevê-se que os utilizadores de videojogos aumentem 0,4 mil milhões (+15,5%) entre 2024 e 2029. Estima-se que este número atinja 3,02 mil milhões em 2029.
Entre esses jogos, o jogos ‘on-line’ obtenha o número máximo de usuários. Embora esta fonte de entretenimento virtual ofereça oportunidades de diversão e interação social, ela traz desafios de privacidade e segurança que todo jogador deve conhecer.
Os riscos podem ser tão reais quanto as experiências de jogo, desde violações de dados até roubo de identidade. Então, como você pode manter seu privacidade e segurança? Leia este guia detalhado para aprender isso!
1. Use senhas fortes e exclusivas
Primeiro, você deve definir uma senha para sua conta de jogo que seja pelo menos 12 caracteres longos e inclui uma mistura de letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos especiais.
NÃO use senhas comuns ou aqueles que outras pessoas podem adivinhar facilmente, como aniversário, nome do animal de estimação, endereço, número de contato, etc.
Além disso, nunca reutilize a mesma senha em várias contas. Afinal, você não vai querer que todas as suas contas sejam afetadas por uma violação de dados. Certo?
Se você implementar todas essas estratégias e definir uma senha, poderá proteger sua conta contra ataques de força bruta, preenchimento de credenciais e outros ataques de senha.
2. Habilite a autenticação de dois fatores (2FA)
Autenticação de dois fatores (2FA) é um tipo de autenticação multifator (MFA) que requer diferentes métodos de identificação para fazer login na conta.
Mesmo que a senha forte e exclusiva seja roubada, o 2FA atrapalha o acesso à conta. Funciona como um adicional posto de controle para proteger contra muitas ameaças à segurança, como
- phishing,
- ataques de força bruta e
- exploração de credenciais.
A maioria dos jogos online suporta o recurso 2FA e usa verificação única por SMS, chaves de segurança, identificação facial e/ou acesso por impressão digital.
Resumindo, se os jogos online que você joga suportam autenticação de dois fatores (2FA), certifique-se de utilizá-la. É como construir um castelo em volta da sua caixa de saque!
3. Tenha cuidado com golpes de phishing
Phishing é uma fraude online em que os fraudadores enviam aos consumidores um e-mail que parece ser de uma fonte confiável, como um site de comércio eletrônico, banco ou provedor de serviços.
Os e-mails contêm um link que geralmente leva a uma página de login falsa, página de atualização de método de pagamento, etc. À medida que você faz o que é solicitado, o fraudador obtém seus dados. Eles podem usar esses dados para fazer login na sua conta ou para outros fins ilegais.
Se você receber esse e-mail do jogo, certifique-se de avalie cuidadosamente a autenticidade do e-mail antes de fazer o que foi dito.
Para isso, verifique novamente o remetente endereço de email e URLs fornecido no e-mail para inconsistências. Se você achar suspeito, digite manualmente os URLs do site oficial do jogo ou use marcadores para acessar os sites do jogo.
4. Mantenha as informações pessoais privadas
NÃO use ou compartilhe informações reais sobre você nem quando você cria sua conta de jogo online nem quando conversa com outros jogadores.
O termo Informações Pessoais Privadas (PPI) é usado para representar e mostrar qualquer coisa sobre você que não seja destinada ao uso em nenhum jogo online.
Exemplos de PPI incluem:
- Nome
- Endereço de email
- Gênero, raça, data de nascimento, idade, ocupação
- Número da carteira de motorista
- Imagem fotográfica
- Número do passaporte
- Número de Segurança Social (SSN)
- Informações financeiras, incluindo números de contas bancárias e números de cartão de crédito
- Dados biométricos, como impressões digitais e varreduras de retina
- Números de contas da Internet
- Registros médicos
- Registros de pessoal de funcionários
- Números de identificação escolar
- Informações de senha
- E a lista continua
Portanto, você não deve compartilhar nenhuma das informações mencionadas acima se realmente deseja manter a privacidade e a segurança ao jogar jogos online.
Mas e o nome de usuário? Como criá-lo? Resumindo, sem usar seu nome verdadeiro.
A melhor maneira é ir para um formato sem nome. Use apenas espaços para criar um nome de usuário.
Se o jogo não permitir a inserção de espaços do teclado no nome de usuário, use caracteres invisíveis como alternativa.
Onde encontrar personagens invisíveis? Simplificando, use o Personagem invisível ferramenta para copiar espaço invisível. Abra a ferramenta e clique no botão ‘Copiar para a área de transferência’ para obter os caracteres invisíveis. Depois de copiados, use-os para criar um nome de usuário sem nome.
Aqui está um exemplo de tal nome de usuário:
Caso você queira usar um nome real em vez de um formato sem nome, use um nome falso.
Por exemplo, em vez de “lesaball1995”, use um nome como “ShadowRunner” ou algo completamente não relacionado à sua identidade.
OBSERVAÇÃO: tenha cuidado com o que você compartilha em mensagens públicas ou privadas. Mesmo detalhes aparentemente inofensivos podem ser reunidos para identificá-lo.
5. Evite Wi-Fi público para jogos
Usar Wi-Fi público para jogos pode expor você a riscos de segurança significativos.
As redes públicas muitas vezes não são seguras. Eles tornam mais fácil para os cibercriminosos interceptarem os dados transmitidos por eles. Mais tarde, eles poderão usar esses dados para conspirar contra você.
Para garantir sua segurança enquanto joga, evite essas redes públicas sempre que possível, ou melhor ainda, a todo custo. Em vez disso, você deve usar o ponto de acesso ou recurso de tethering do seu celular – é muito mais seguro.
Se você precisar usar uma rede Wi-Fi pública, use uma rede virtual privada (VPN) confiável.
Uma VPN criptografa sua conexão com a Internet, para que os hackers não consigam ver o que você navega ou quais jogos você joga.
Conclusão
O jogo online é uma atividade divertida. No entanto, apresenta alguns riscos de privacidade e segurança.
A primeira coisa que os jogadores podem fazer é usar senhas fortes e exclusivas para se manterem seguros. Eles também podem combinar isso com a autenticação de dois fatores (2FA) para proteção extra.
Os golpes de phishing também são comuns em jogos. Portanto, verifique sempre o e-mail e os links do remetente antes de clicar. Nunca use informações pessoais ao criar uma conta, jogar ou enviar mensagens de texto para outros jogadores.





