ALMT analisa projeto de Botelho que amplia combate ao câncer de boca

Picture of Da Assessoria

Da Assessoria

ALMT analisa projeto de Botelho que amplia combate ao câncer de boca

Projeto de Lei 1657/2024, aborda câncer bucal como problema de saúde pública e foca no diagnóstico precoce

Compartilhe:

A equipe da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa de Mato Grosso – ALMT analisa neste mês, o Projeto de Lei 1657/24, que estabelece políticas públicas de conscientização e combate ao câncer de boca. De autoria do presidente da Casa de Leis, deputado Eduardo Botelho (União), a proposta trata a doença como um problema de saúde pública e reforça o fortalecimento do diagnóstico precoce.

O câncer bucal atinge milhares de pessoas no Brasil. De acordo com o Atlas de Mortalidade por Câncer, em 2021 ocorreram 6.338 mortes com essa enfermidade. Sendo 4.878 em homens e 1.460 em mulheres. “O câncer de boca é um problema de saúde pública e em Mato Grosso não é diferente. Por isso, temos que ter mais ações de prevenção, diagnóstico precoce e tratamento eficaz”, justifica Botelho ao avaliar os altos índices da doença.

A partir da nova lei, se aprovada, caberá a Secretaria Estadual de Saúde desenvolver campanhas educativas nas escolas públicas dos ensinos: Fundamental e Médio e nas Unidades Básicas de Saúde – UBS.

As ações devem ser focadas nos principais fatores de risco como: tabagismo, consumo de álcool, má higiene bucal, dieta pobre em frutas e vegetais, infecção pelo vírus HPV e a exposição dos lábios ao sol sem proteção. As pesquisas e metodologias de prevenção e tratamento, por meio de parcerias com universidades também foram priorizadas pelo deputado.

“Torna-se imprescindível a implementação de políticas públicas voltadas para a conscientização da população, para que conheça os fatores de risco e sintomas. Precisamos incentivar hábitos saudáveis e a busca por atendimento odontológico imediato em caso de suspeitas”, diz trecho do projeto de Botelho.

Homens são os mais afetados

O câncer de boca (também conhecido como câncer de lábio e cavidade oral) pode afetar os lábios e as estruturas da boca, como gengivas, bochechas, céu da boca (palato), língua (principalmente as bordas) e a região embaixo da língua (assoalho da boca). O Brasil, é o quinto tumor mais frequente em homens, conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), com a maioria dos casos diagnosticados em estágios bem avançados.

Deixe um comentário

Veja Também