Coronel Fernanda declara apoio da bancada federal de MT ao projeto de lei de modernização do Seguro Rural

Picture of Da Assessoria

Da Assessoria

Coronel Fernanda declara apoio da bancada federal de MT ao projeto de lei de modernização do Seguro Rural

Compartilhe:

A líder da bancada de Mato Grosso no Congresso Nacional, deputada federal Coronel Fernanda (PL) participou na manhã desta segunda-feira (14) do Workshop sobre o Projeto de Lei 2951/24, que trata sobre a modernização do seguro rural. O evento realizado no Cenarium Rural, em Cuiabá, teve a participação da autora da proposta, a senadora Tereza Christina (PP-MS), ex-ministra da agricultura do Governo Bolsonaro.

Líder da bancada e coordenadora na Frente Parlamentar da Agricultura (FPA), Coronel Fernanda destacou a importância do agro para o país. “O agro é o maior responsável pelos bons números da economia do nosso país e de Mato Grosso, principalmente. E a bancada federal por MT está unida na defesa deste tema. O agro brasileiro precisa ser respeitado pelo governo [federal]”, apontou a deputada Coronel Fernanda.

A parlamentar disse ainda que países desenvolvidos protegem os produtores rurais, porque produzem alimentos e por serem essenciais para alimentar o mundo, e que o mesmo precisa acontecer no Brasil, que tem sofrido com quebras de safras e outros problemas em razão de questões climáticas.

PROJETO | De acordo com a proposta da senadora Tereza Cristina, que tramita na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, o objetivo é aperfeiçoar os marcos legais do seguro rural, e flexibilizar a alocação de recursos públicos em um Fundo Privado de Seguro Rural, que conte com a participação de cotistas públicos e privados, de modo a atender a crescente demanda que vem sido provocada pelas questões climáticas.

“Em função das recorrentes quebras de safras dos últimos anos e do citado descasamento entre a demanda por subvenção ao seguro rural e a disponibilidade orçamentária do governo federal, expressiva parcela dos agricultores teve comprometida a capacidade financeira de manter-se na atividade, com impactos negativos na cadeia de negócios que gira em torno do Agro e na formação de renda dos municípios em que a agropecuária tem peso relevante”, disse em seu discurso.

Conforme a senadora, diante da impossibilidade de ter suas perdas de safra indenizadas pelo seguro rural, geralmente resta aos agricultores renegociar suas dívidas para pagamento nas safras seguintes.

O evento desta segunda-feira foi realizado em parceria entre o Sistema Famato, o Senado Federal, a Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Instituto Pensar Agropecuária (IPA). O evento contou com as presenças de produtores rurais, deputados da bancada e da FPA, autoridades de municípios ligados ao agro e também o presidente do Sistema Famato, Vilmondes Tomain, os senadores Jayme Campos (relator do projeto) e Welington Fagundes.

Deixe um comentário

Veja Também