Solicitar um green card em nome de um membro da família é uma forma crucial de ajudar a reunir a família nos Estados Unidos. Para este fim, um Formulário I-130 de Petição para Parentes Estrangeiros deve ser endossado para estabelecer a relação entre o “patrocinador” de um cidadão dos EUA ou residente permanente legal e o “patrocinado”, um parente próximo. Em particular, o Formulário I-130A também é necessário se o possível patrocinador tiver um cônjuge que queira vir morar no país. Abaixo estão as informações sobre quem precisa do formulário I-130A, como preenchê-lo e sobre o formulário I-130.
Quem deve preencher o Formulário I-130A?
O Formulário I-130A, também conhecido como Informações Suplementares para o Cônjuge Beneficiário, é necessário quando o parceiro estrangeiro proposto pelo cidadão dos EUA ou Residente Permanente Legal é o cônjuge do patrocinador. Apenas para petições conjugais, é utilizado para coletar informações detalhadas sobre o cônjuge estrangeiro. Se você estiver solicitando um pai, filho ou irmão, não será necessário preencher o formulário I-130A.
O formulário I-130 é preenchido pelo peticionário – este é o cidadão dos EUA ou o titular do green card, enquanto o formulário I-130A deve ser preenchido pelo cônjuge estrangeiro. Este formulário precisa de detalhes como histórico de emprego, histórico residencial dos últimos cinco anos, entre outros. Se o cônjuge residir noutro país, não preenche o formulário, mas o cônjuge patrocinador faz o mesmo em seu nome. Se o cônjuge estiver atualmente nos Estados Unidos, deverá assiná-lo antes de enviar o formulário.
Instruções do formulário I-130A
O preenchimento preciso do Formulário I-130A é crucial para evitar atrasos. Você pode encontrar as instruções do Formulário I-130A abaixo:
- Dados Pessoais: No caso do cônjuge estrangeiro, informar nome completo, data de nascimento e, caso possua, Número de Registro de Estrangeiro.
- Endereço e histórico profissional: O cônjuge estrangeiro deverá apresentar todos os endereços onde permaneceu e seu emprego nos últimos cinco anos. Verifique sempre as datas para eliminar a possibilidade de erros.
- Informações parentais: Forneça os nomes completos, datas de nascimento e local de origem dos pais do cônjuge estrangeiro.
Quando preenchido, o Formulário I-130A deve ser preenchido junto com o Formulário I-130. Pode haver muitas situações em que o green card atrasa por falta ou imprecisão de informações.
Instruções do formulário I-130
A petição para parentes estrangeiros é o formulário mais comum usado para solicitar um green card para um parente e é chamada de formulário I-130. Aqui está um guia passo a passo para concluí-lo:
- Informações do Requerente: Como patrocinador, inclua seu nome completo, endereço atual, data de nascimento e documentação de que ele ou ela é cidadão dos EUA ou residente permanente. Seu número de segurança social e número de registro de estrangeiro, se houver, devem ser adicionados.
- Informações do beneficiário: Certifique-se de incluir o nome completo do membro da família, sua data de nascimento, país de nascimento e, finalmente, seu relacionamento com você (cônjuge, filho, pai ou irmão, etc.). Sugeriram que as populações dos países em desenvolvimento e desenvolvidos precisam desta informação para identificar que categoria de visto lhes deve ser concedida.
- Comprovante de Relacionamento: Você deverá anexar alguns documentos que comprovem que você tem um relacionamento próximo com o beneficiário. Para o cônjuge, trata-se de uma certidão de casamento e documentos relacionados, como contrato de arrendamento ou extrato bancário. Caso o visitante não seja irmão, talvez pai ou filho, poderá ser solicitado que ele apresente certidões de nascimento ou documentos de adoção.
- Taxa de depósito: A partir de agora, a taxa de preparação da petição do Formulário I-130 será de trezentos e trinta e cinco dólares americanos (US $625). Os custos podem ser pagos em cheque, vale postal ou fornecendo dados de cartão de crédito. Você deve anexar o pagamento à sua inscrição e não atrasá-lo.
- Onde arquivar: O local do arquivamento não difere apenas dependendo se o seu parente está nos EUA ou em outras partes do mundo. O USCIS sempre fornece alguns endereços específicos dependendo das circunstâncias, então você precisa visitar o site do serviço USCIS para encontrar o endereço postal apropriado.
- Tempo de processamento: O tempo de atendimento da petição do Formulário I-130 pode depender da categoria do visto do beneficiário, bem como do centro de atendimento onde ele é fornecido. Isto é muito importante porque pode variar de vários meses a mais de um ano na maioria dos lugares.
Existem dois formulários, I-130 e I-130A, que são exigidos para trazer um membro da família para os Estados Unidos; este formulário demonstra a relação entre os familiares e o cônjuge estrangeiro, enquanto este formulário, I-130A, fornece informações adicionais sobre o cônjuge estrangeiro. Deixar de seguir as orientações básicas e também não apresentar todos os documentos necessários economiza tempo e facilita o processo do green card.





