Eclipse solar ‘Anel de Fogo’ pode ser visto de São Paulo nesta quarta (2)

Picture of R7

R7

Eclipse solar anular, conhecido como "Anel de Fogo" - Divulgação/ Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

Eclipse solar ‘Anel de Fogo’ pode ser visto de São Paulo nesta quarta (2)

Próximo fenômeno como esse acontecerá em 2027 e não vai ser possível observar do Brasil

Compartilhe:

Um eclipse solar anular vai poder ser visto parcialmente em São Paulo nesta quarta (2), ao entardecer. O disco solar eclipsado vai ser de 10,44% e dura cerca de 1h30 começando às 16h57, com o pico por volta das 17h40 e terminando por volta das 18h.

O próximo fenômeno como esse será só em 2027, mas não vai ser possível observar do Brasil.

Porcentagem que eclipse solar anular “Anel de Fogo” poderá ser visto em São Paulo – Reprodução/ Time and Date

Durante o eclipse, a lua se posiciona entre a terra e o sol, dando a impressão de que a lua “esconde” o sol. Se o disco lunar não consegue esconder completamente o disco solar, ocorre o eclipse solar anular, que tem a aparência de um anel incandescente ao redor de um disco preto. Daí vem o nome “Anel de Fogo”.

Quanto mais ao sul do país, mais cedo o eclipse começa e maior é a porcentagem que a lua vai aparecer na frente do sol. Em Chuí, no extremo sul do Rio Grande do Sul, por exemplo, 38,15% do sol vai ser eclipsado, o maior percentual do Brasil.

O eclipse também vai poder ser visto de outros sete estados: Goiás, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Espírito Santo.

Confira a porcentagem do disco solar eclipsado em cada local do Brasil:

Estados em que eclipse solar anular “Anel de Fogo” vai poder ser visto no Brasil – Reprodução/ Time and Date/ Montagem R7

Deixe um comentário

Veja Também