Se você tem um animal de estimação ou convive com pessoas que têm, com certeza já percebeu que alguns pets permitem que seus tutores abram sua boca para tomar um comprimido, já outros reagem de maneira um pouquinho mais agressiva. Na maioria das vezes, isso acontece porque geralmente os tutores não acostumaram o animal a ter essa área manuseada, principalmente para a ingestão de comprimidos.
Se o seu animal de estimação tem problemas para deixar a boca aberta na hora de tomar um remédio, na maioria dos casos a solução mais comum é colocar o comprimido no fundo da língua. Em seguida, feche a boca do seu pet por alguns segundos e massageie o pescoço para garantir a ingestão completa.
Porém, se mesmo assim ainda houver relutância, existem algumas outras sugestões que podem te ajudar a tornar esse processo mais tranquilo e sem estresse. Uma dessas dicas é tentar dar o comprimido acompanhado de alguns alimentos para cachorros, assim diminui-se a ansiedade do pet na hora da medicação e as chances do comprimido ser rejeitado.
Você confere abaixo mais algumas dicas que vão facilitar o processo para quando for necessário dar algum tipo de comprimido para o seu animal de estimação.
Administre o remédio como se fosse um petisco
Esse é um dos jeitos mais comuns de se tentar administrar remédio para um bichinho de estimação. Em caso de comprimido, experimente deixar o seu pet cheirar a cápsula na sua mão ou jogá-lo para ele pegar como se fosse um petisco. Se o seu animal é daqueles bem animados, ele muito provavelmente vai cair nessa tática e nem vai perceber que acabou de tomar um remédio. Para compensar, você pode dar um petisco de verdade para ele.
Use a hora de almoço para dar o comprimido
Esta é outra técnica muito comum: dar o comprimido juntamente com a comida. Aproveite a hora da refeição para fazê-lo engolir o remédio, pode ser no almoço, no café da manhã. Você pode usar essa tática de três maneiras, a primeira é misturando na ração, mas não deixe o remédio à vista. A segunda é colocar o comprimido em um alimento mais pastoso, existem diversos no mercado. A última é colocando o comprimido na comida sem que o pet perceba enquanto ele estiver comendo.
Corte ou amasse o comprimido para o cachorro
Muita gente tem essa dúvida, mas no geral, você pode, sim, dar um comprimido amassado para o seu pet. Mas, para ter certeza, o recomendado é perguntar ao veterinário do animal. Caso ele libere, você pode amassar o comprimido, isso vai facilitar a sua vida e a do seu animal de estimação.
Camufle o comprimido na comida favorita
Essa é uma boa dica para aqueles animais que não gostam de tomar comprimido, além de ser ótima forma para os que comem rápido e sem pensar. Mas vale ressaltar que essa dica só funciona se o pet não parar para cheirar a comida. Se isso acontecer, é muito provável que ele desista de comer.
Ofereça o comprimido
Essa dica deve ser a sua primeira opção, oferecer o comprimido puro para o animal. Coloque o comprimido na sua mão e deixe-o cheirar, a maioria costuma achar que se trata de um petisco e come sem pensar muito. Porém, é preciso ter em mente que essa técnica pode acabar não funcionando. Isso porque, ao sentir o cheiro, ele pode notar que se trata de uma experiência gastronômica não tão boa. Existem diversas técnicas para medicar seu gato ou cachorro, o mais importante é entender qual delas funciona melhor para vocês!





