Conhecendo Portugal: Cidades para visitar além da capital

Picture of Mike Alves

Mike Alves

Freepik

Conhecendo Portugal: Cidades para visitar além da capital

Compartilhe:

Portugal é um dos países europeus mais visitados pelos brasileiros. O idioma, a cultura e a fama da sua capital, Lisboa, são apenas alguns dos atrativos que fazem com que anualmente milhares de turistas escolham a capital portuguesa como porta de entrada para a Europa. Mas já pensou em visitar outras cidades além de Lisboa?

Se você é do tipo de turista que gosta de roteiros além do óbvio, o seu voo para Portugal pode te garantir uma viagem inesquecível. Para você se inspirar, aqui vão duas opções de cidades para visitar nas terras portuguesas.

Óbidos: Uma Vila Medieval Encantadora

Pexels

Como Chegar: Óbidos está localizada a cerca de 85 km ao norte de Lisboa. Para chegar lá há opões de ônibus, que partem da estação rodoviária de Campo Grande, em Lisboa. Porém, a melhor opção é o carro, pois além de oferecer uma maior flexibilidade para explorar a região, a viagem pela A8 é rápida, cerca de uma hora.

O que Visitar: Óbidos é uma das vilas medievais mais bem preservadas de Portugal, com suas muralhas antigas, ruas de paralelepípedos e casas brancas adornadas com flores coloridas. A principal atração é o Castelo de Óbidos, uma fortaleza medieval que agora funciona como uma pousada, mas que ainda mantém sua imponência histórica.

A Rua Direita, a principal rua da vila, é repleta de lojas de artesanato, galerias de arte e cafés. Não deixe de provar a Ginjinha de Óbidos, um licor de ginja servido em pequenos copos de chocolate, uma delícia típica da região.

O que Fazer: Além de explorar o castelo e as muralhas, visite a Igreja de Santa Maria, com seu interior adornado com belos azulejos. Óbidos também é conhecida por seus festivais, como o Festival Internacional de Chocolate e a Vila Natal, que transforma a cidade em um cenário de conto de fadas durante o Natal.

Ilha da Madeira: um destino deslumbrante

Pexels

Como chegar: O arquipélago da Madeira inclui as ilhas da Madeira, Porto Santo, Selvagens e Desertas, sendo que as duas últimas não são habitadas.  Não há ligação entre o continente e as ilhas, então o melhor modo de chegar é por meio dos voos diretos de Lisboa para a cidade de Funchal, onde está o Aeroporto da Madeira Cristiano Ronaldo. O voo a partir da capital portuguesa tem apenas 1h30 de duração, com diversas opções de horário por dia. É possível também chegar por via marítima, mas isso inclui passar alguns dias em alto mar. 

O Aeroporto da Madeira tem fama de ser um dos mais radicais do mundo e voos com pousos cancelados são comuns devido às condições de vento, nem sempre favoráveis. Esteja preparado para uma escala não prevista na ilha vizinha de Porto Santo ou mesmo para um retorno inesperado a Lisboa. Apesar disso, não é comum o registro de acidentes aéreos então dá para aproveitar a bela vista do pouso.

O que visitar e fazer: A Ilha da Madeira é famosa pelas suas belezas naturais. A vegetação nativa é tão espetacular que a Floresta Laurissilva, foi declarada em 1999 Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO. Se você gosta de trilha, aqui não faltarão opções. São mais de 2 mil km de trilhas para serem percorridas a pé ou de bicicleta. Algumas dessas margeiam canais naturais chamados de “levadas.” Já as trilhas comuns (que não estão à margem dos canais) são chamadas de “veredas” e levam a paisagens espetaculares, como o topo do Pico Ruivo (o ponto mais alto da Madeira) e a Ponta de São Lourenço (extremo leste da ilha). Tanto as levadas quanto as veredas oferecem experiências maravilhosas.  Há várias opções de agências que oferecem guias para que você possa escolher a trilha segundo o nível de dificuldade.

Caso seu perfil seja aventureiro, saiba que a Ilha da Madeira tem diversas opções de esportes de aventura. Canionismo nas lindas cachoeiras, surfe, SUP ou até mesmo um voo de asa delta são apenas algumas das possibilidades. Mesmo que seja sua primeira vez, a Ilha é um convite a esse tipo de experiência e conta com agências especializadas.

Contudo, se procura um passeio sem tanto esforço físico, mas ainda quer observar a natureza, saiba que a Ilha da Madeira é rica em vida marinha. Há passeios de barco para observação de grandes animais marinhos. Entre as espécies encontradas nas águas da Madeira estão o golfinho-comum, o cachalote, a baleia-piloto e a baleia Bryde. Se preferir algo mais urbano, a capital Funchal e os pequenos vilarejos ao redor são atrações maravilhosas.

Independente da escolha, explorar Portugal além de Lisboa, oferece uma oportunidade única de conhecer a rica diversidade cultural e natural do país.

Deixe um comentário

[gs-fb-comments]

Veja Também