Atriz Ilva Niño morre aos 89 anos no Rio de Janeiro

Picture of Quem Online

Quem Online

Ilva Niño como a cangaceira Cândida na novela 'Cordel Encantado' (Globo, 2011) — Foto: Divulgação/TV Globo

Atriz Ilva Niño morre aos 89 anos no Rio de Janeiro

Atriz estava internada em um hospital particular no Rio de Janeiro desde o dia 13 de maio

Compartilhe:

A atriz Ilva Ninõ morreu aos 89 anos nesta quarta-feira (12). Atriz estava internada no Hospital Quali, em Ipanema, zona sul do Rio de Janeiro, desde o dia 13 de maio, quando deu entrada na unidade para passar por uma cirurgia cardíaca.

Em comunicado enviado a Quem, o hospital declarou que Ilva morreu devido a “complicações respiratórias, digestivas e renais, culminando com a falência múltipla de órgãos.”

Nascida na cidade de Floresta (PE), Ilva começou na carreira de atriz ainda em Pernambuco e se mudou para o Rio de Janeiro com o marido, Luiz Mendonça, já falecido, após o golpe militar de 1964. A artista estreou na televisão em 1971, quando atuou na novela Bandeira 2, da Globo. A partir de então, a artista seguiu com diversos trabalhos na televisão.

Ao longo da carreira, Niño interpretou diversas empregadas domésticas, sendo Mina, de Roque Santeiro, uma das mais lembradas, além de ser um dos trabalhos mais populares de Ilva. Na novela, a personagem trabalhava para viúva Porcina, interpretada por Regina Duarte.

O último trabalho da atriz em novelas aconteceu em 2018, quando fez uma participação em O Outro Lado do Paraíso. Em 2020, ela atuou em um episódio da série Rua do Sobe e Desce, Número que Desaparece, do Canal Brasil.

Deixe um comentário

Veja Também