Ciurgia ortognática: saiba quando o procedimento feito por Rafa Justus é indicado

Picture of Quem Online

Quem Online

Rafa Justus antes (à esquerda) e depois (à direita) da ortognática e da rinoplastia — Foto: Reprodução/Instagram

Ciurgia ortognática: saiba quando o procedimento feito por Rafa Justus é indicado

Operação corrige más formações ósseas na mandíbula, maxilar e queixo

Compartilhe:

Filha de Roberto Justus e Ticiane Pinheiro, Rafaella Justus, de 14 anos, abriu uma caixinha de perguntas no Instagram nesta terça-feira (19) e tirou dúvidas enviadas pelos seus seguidores na rede social. Um dos internautas perguntou se a adolescente teria realizado uma cirurgia ortognática, e ela respondeu: “Fiz, gente! De tanto me perguntarem resolvi responder de uma vez! Antes da rinoplastia, eu fiz ortognática”, declarou ela, sem dar detalhes da data em que realizou o procedimento.

Segundo informações do Grupo Rede D’Or, a cirurgia ortognática é um procedimento indicada para correção e reposicionamento dos ossos da mandíbula e/ou maxilar, nos casos de problemas congênitos, apneia obstrutiva do sono, fraturas faciais ou disfunção temporomandibular, por exemplo, além de poder ser realizada com fins estéticos para deixar o rosto mais harmonioso.

A cirurgia pode ser indicada por um cirurgião buco-maxilo facial ou por um dentista, quando existe dificuldade para mastigar ou falar, sendo feita com anestesia geral. O tempo de recuperação varia de acordo com o procedimento realizado, sendo geralmente de 6 a 12 meses.

A cirurgia ortognática é disponibilizada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) quando tem o objetivo de solucionar problemas relacionados à saúde que estejam sendo causados pela posição da mandíbula. No caso de ser realizada para fins estéticos, a cirurgia deve ser realizada em clínicas particulares.

Rafa Justus depois da ortognática e da rinoplastia — Foto: Reprodução/Instagram
Rafa Justus depois da ortognática e da rinoplastia — Foto: Reprodução/Instagram

Quando a cirurgia é indicada?

Ainda de acordo com especialista do Grupo Rede D’Or, a cirurgia ortognática é indicada para corrigir: problemas congênitos na mandíbula ou fenda palatina; má oclusão dentária, devido a problemas nos ossos da face; mordida cruzada ou aberta; fraturas faciais; cistos ou tumores faciais; apneia obstrutiva do sono; disfunção temporomandibular; microssomia hemi-facial.

Além disso, o procedimento pode ser indicado para o tratamento de algumas síndromes que afetam a fala e a mastigação a fim de corrigir o posicionamento da mandíbula, como nos casos das síndromes de Apert, Crouzon, Treacher Collins ou Pierre Robin, por exemplo.

A cirurgia ortognática permite corrigir deformidades maxilo-faciais que não podem ser corrigidas com outras formas de tratamento. E pode ser recomendada como cirurgia para preparo para colocação de próteses dentárias, de forma a melhorar a reconstrução dos dentes, a tornar a reabilitação protética possível, e permitir uma dentição e estética funcionais. Outra indicação é estética, para deixar o rosto mais harmonioso e simétrico.

Deixe um comentário

Veja Também