Programa de resistência às drogas inicia ações nas escolas da rede municipal de ensino de Várzea Grande

Picture of Secom/VG

Secom/VG

Programa de resistência às drogas inicia ações nas escolas da rede municipal de ensino de Várzea Grande

Compartilhe:

Três escolas da rede municipal de Várzea Grande estão sendo atendidas neste primeiro semestre pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – Proerd. As aulas na última semana na EMEB Abdala José de Almeida, no bairro São Mateus. 

O Programa desenvolvido pela Polícia Militar nas escolas em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, conta este ano com a participação dos instrutores: Sargento da PM Edson Romoaldo Sousa da Silva, Cabo da PM Carlos Rodrigues de Souza e Sargento da PM Edinaldo Pereira Ferreira.

De acordo com o coordenador do programa junto a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, professor José Vieira, neste primeiro semestre o Proerd vai atender 450 alunos das escolas municipais de educação básica: Abdala José de Almeida, Deputado Ary Leite de Campos e Joaquim da Cruz Coelho.

“O objetivo do Proerd é treinar as nossas crianças a permanecerem longe das drogas e da violência. As escolas contempladas serão beneficiadas com dez aulas do programa e a realização de uma formatura para a entrega de certificados, prêmios e camisetas. O Proerd trabalha com o currículo sócio emocional com foco na valorização da vida, a cidadania, a emoção e o relacionamento do aluno com a escola e a sociedade” explicou o coordenador.

Segundo os instrutores do programa, os alunos que participarão do Proerd são do 5° ano do Ensino Fundamental, que tem em média a idade de 10 a 11 anos. Na formatura do Proerd temos a participação dos familiares, equipe pedagógica, equipe gestora e convidados da comunidade local que fortalecem a importância da vida escolar de nossas crianças. 

O Proerd desenvolve o policiamento comunitário, especializado, ostensivo e pedagógico na comunidade escolar, aproximando a comunidade da polícia, visando um trabalho em conjunto para prevenção contra as drogas. A parceria entre a prefeitura e a Polícia Militar impacta positivamente o ambiente escolar, tornando a escola e o entorno mais seguros para as comunidades escolares.

O secretário Silvio Fidelis destacou que nas escolas que o Proerd atua no município de Várzea Grande é possível avaliar uma mudança significativa no comportamento dos estudantes. O policial militar atua como um referencial na vida dos estudantes. “Neste semestre estão sendo atendidas 3 escolas da rede municipal de Várzea Grande. A parceria entre Policia Militar e Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer segue em 2024 formando jovens mais conscientes para a vida, evitando as drogas, a violência e garantindo uma educação de qualidade no município de Várzea Grande” reforçou.

Deixe um comentário

+ Acessados

Veja Também