O criptomercado oferece diversas possibilidades de operações e investimentos. Atualmente, a renda fixa digital tem conquistado lugar de destaque entre os investidores.
Muito semelhante aos produtos de renda fixa do mercado convencional, a renda fixa digital consiste em ativos digitais – tokens – que representam algum tipo de título de dívida do mercado real. Ou seja, são lastreados em ativos reais e dão o direito ao portador de receber, no futuro, o valor pago com juros.
O mercado conta com diversas opções de tokens de renda fixa, como cotas de consórcio, recebíveis, precatórios e até mesmo tokens para contratos de energia elétrica.
Ativos tokenizados
O processo de tokenização é o meio pelo qual ativos diversos são transformados em versões digitais, registradas em blockchain. Funciona como uma espécie de recibo que comprova a posse dele pelo investidor que o comprar, sendo esta uma forma segura e transparente para registrar a propriedade do ativo.
O que é um token de energia?
Um token de energia é a forma digital criptografada para representar uma unidade de energia produzida, ou mesmo de receita ou fluxos financeiros de contratos de comercialização de energia de uma empresa do setor, seja ela produtora, distribuidora ou comercializadora.
Um bom exemplo são os tokens de recebíveis. Suponha que uma empresa do setor deseja antecipar seu fluxo de recebíveis, ou seja, receber antecipadamente recursos aos quais teria acesso somente mais adiante. Para isso, a empresa pode tokenizar seus recebíveis e fazer a capitalização através deles, abrindo mão de uma parte do que tem a receber como forma de juros. Os investidores então passam a ter a posse do recebível integral da empresa, tendo-o adquirido por um valor menor.
A função desses ativos, para as empresas, é captar recursos para investimentos, especialmente em infraestrutura. A empresa pode levantar capital através da venda de tokens para realizar um novo projeto, como a construção de uma nova planta de geração de energia elétrica, por exemplo.
Vantagens para o investidor
As principais vantagens de investir em renda fixa digital estão na segurança, risco muito baixo e previsibilidade em relação ao retorno, o que permite ao investidor uma melhor organização de seus investimentos.
Além disso, há outros detalhes que tornam o investimento ainda mais interessante, como a flexibilidade do valor a ser aportado. Em geral, os tokens são pequenas frações de um título e podem ser adquiridos por valores baixos. Outra vantagem é a isenção de impostos para pessoa física em transações mensais abaixo de 35 mil reais.
Outro ponto a se destacar é que o investidor não é obrigado a permanecer com o ativo até a liquidação do título originário, sendo possível a venda dos tokens no mercado secundário antes de sua liquidação, com negociação livre e direta entre investidores.





