A Santa Casa de Rondonópolis voltou a cobrar os repasses financeiros feitos pela prefeitura de Rondonópolis. A diretora do Hospital, Bianca Talita Franco, explicou ao Primeira Hora que há atrasos de parte de repasses relativos ao meses de setembro, outubro, novembro e dezembro , do ano passado, além dos Incentivos federais, relativos a janeiro. “Fizemos todos os trâmites burocráticos para que o pagamento fosse feito, mas até agora nada”, disse.
Ela explicou, inclusive, que na semana passada, os vereadores deram autorização legislativa para o pagamento. “Mas, até agora nada foi feito”, reclamou Bianca.
Leia mais sobre o assunto: Evento na Santa Casa de Rondonópolis marca início das Cirurgias pelo Consórcio Regional de Saúde
A diretora do Hospital ainda adiantou que o valor total da dívida é da ordem de R$ 16 milhões. Ela lembrou que os reflexos são atrasos de pagamentos de salários de médicos. “Está havendo compreensão, mas está muito difícil, pois o salários deles está atrasado e no final do ano foi muito difícil até a escala”, disse.
Esses atrasos de pagamentos viraram rotina nos últimos meses e tem gerado desgastes entre a gestão e o hospital.

A vereadora Marildes Ferreira, presidente da Comissão de Saúde da Câmara, destacou que está cobrando uma solução urgente por parte do município. “Estou cobrando da secretária de Saúde, o pagamento e uma explicação sobre o que está ocorrendo, pois isso acaba prejudicando o atendimento das pessoas”, disse.
O vereador subtenente Guinancio, presidente da Comissão de Constituição e Justiça, também tem reclamado da situação e disse que essa constância de atrasos é uma vergonha.

A informação do município é que o pagamento será feito hoje. A documentação à secretaria de Finanças para o pagamento seria enviada pela Saúde na manhã de hoje.
Fique por dentro das discussões e atualizações sobre esse tema. Acompanhe o Instagram e Twitter do Primeira Hora.





