Larva do mosquito da dengue cresce até em tampinha de garrafa com água parada, diz ministério

Redação PH

Redação PH

mais de 70% dos trabalhadores não se exercitam regularmente

Larva do mosquito da dengue cresce até em tampinha de garrafa com água parada, diz ministério

Os esforços para combater os possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti devem levar em conta a capacidade do inseto em procriar praticamente em qualquer quantidade de água limpa parada.

De acordo com o Ministério da Saúde, os ovos se transformam em larvas microscópicas em poucos mililitros de água. Uma tampinha de garrafa de refrigerante com água já é um potencial foco de dengue.

Com a eliminação de criadouros maiores, como vasos de plantas e pneus, a tendência é que o mosquito busque reservatórios menores de água para colocar os seus ovos, como tampinhas de garrafa, folhas secas, calhas, vão de telha e até nas poças de água nas lajes.

O combate periódico a possíveis locais de criação do mosquito, principalmente em pequenas quantidades de água, é o foco da campanha "Um Mosquito Não é Mais Forte que um País Inteiro", lançada na semana passada pelo governo federal.

A recomendação é que, semanalmente, os brasileiros façam uma inspeção minuciosa de 15 minutos em suas casas para erradicar os focos de água parada. O alerta destaca também que a água acumulada na bandeja do ar-condicionado, por menor que seja, ou atrás dos refrigeradores também pode ser um depósito de ovos do mosquito da dengue. Outro ponto onde pode ter água suficiente para a procriação do mosquito é no ralo do banheiro ou do quintal.

O mosquito Aedes aegypti transmite a dengue, a febre chikungunya e o zika vírus (que, em gestantes, pode causar microcefalia no bebê).

+ Acessados

Veja Também