Janaina Riva quer reforço com campanha em prol da doação de sangue

Picture of Redação PH

Redação PH

janaina riva quer reforço com campanha em prol da doação de sangue

Janaina Riva quer reforço com campanha em prol da doação de sangue

Compartilhe:

A deputada Janaina Riva (MDB) é autora de umprojeto de lei (PL 34/2018) que reforça a conscientização social sobre a importância da doação de sangue. A partir disso, a parlamentar propõe que omês de junho seja incluído no calendário oficial do governo como "Junho Vermelho",dedicado à realização de campanha deincentivo àdoação de sangue. A propositura foi lida na sessão do último dia 21 e encontra-se sob análise daComissão de Saúde e Previdência Social da Assembleia para análise do mérito.

A campanha objetivaconscientizar a população por meiode procedimentos informativos, educativos, organizativos, palestras,audiência pública e conferências, a fim de que a sociedade possa conhecermelhor o assunto e debater iniciativas de apoio à doação de sangue.

Estimulado pelo sucesso de outros movimentos, como o “Outubro Rosa”,“Novembro Azul” e “Dezembro Laranja”, os quais, respectivamente, tratam dostemas câncer de mama, próstata e de pele, o Projeto de Lei 34/2018 tem porprincipal objetivo o incentivo a campanhas de doação.

“Além disso, regulamentamovimentos que já se manifestam sobre esse assunto, dandoforça a essas iniciativas, envolvendo de forma participativa a rede pública”, explicou a deputada.Poderá o Poder Executivo firmar parcerias com a iniciativapública ou privada, pessoas físicas ou jurídicas, entidades religiosas euniversidades, para a realização e organização do “Junho Vermelho”.

Na avaliação de Janaina, o mês de junho foi escolhido como precursor para o Projeto deLei “Junho Vermelho” não por acaso, mas com a chegada do inverno o númerode doações diminui significativamente.“Por conta da baixa temperatura, duranteesse período, o aumento das infecções respiratórias e outras enfermidadesfazem com que as doações diminuam em média 30%”, afirmou ela.

Vale lembrar queo movimento “Junho Vermelho” já é assunto de algumas campanhas nacionais. O dia 14 de junho é considerado o Dia Mundial do Doador deSangue. A conscientização da população brasileira é de vital importância àação.Dados daOrganização Mundial de Saúde (OMS) apontam que, no mínimo, 5% da população mundial seja doadora de sangue. No Brasil,essa porcentagem não chega a2%. Em 2014, foram coletadas cerca de 3,6milhões de bolsas de sangue, quantidade responsável por 3.127.957transfusões ambulatoriais e hospitalares.

Deixe um comentário

[gs-fb-comments]

Veja Também