Várzea Grande investe 100% na informatização das unidades de saúde municipais

Picture of Secom/VG

Secom/VG

Várzea Grande investe 100% na informatização das unidades de saúde municipais

Usuários do SUS de Várzea Grande agora contam com dois aplicativos: o "Saúde Digital – Cidadão", que permite o acompanhamento de consultas, exames e solicitações e um aplicativo de Pesquisa de Opinião sobre os serviços prestados.

Compartilhe:

A Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande realizou uma completa informatização de sua Rede de Serviços SUS, abrangendo a Atenção Primária, Secundária e Terciária. Essa ação integra o Plano Estratégico da Saúde municipal, visando a organização e reestruturação da Rede de Atendimento aos Usuários do SUS. A informatização resultou na disponibilização dos aplicativos mencionados, proporcionando maior acesso e acompanhamento aos cidadãos.

A implementação da informatização teve início na Atenção Básica, abrangendo todas as Unidades de Estratégia da Saúde da Família. Isso criou um centro de comunicação eficiente, garantindo que os usuários do SUS tenham seus prontuários registrados, exames e atendimentos disponíveis online após serem atendidos em qualquer unidade básica.Gonçalo de Barros, secretário municipal de Saúde, destaca que a informatização não apenas agiliza o atendimento, mas também proporciona maior segurança no diagnóstico médico. Agora, os médicos podem acessar o histórico do paciente de forma online, eliminando a necessidade de registros impressos ao encaminhar pacientes para hospitais municipais.A Rede Informatizada permitirá o acompanhamento das ações de saúde das equipes, priorizando situações a serem acompanhadas, serviços a serem implantados e aprimorando o Sistema de Informação Financeira. Isso contribuirá para uma gestão mais eficiente dos recursos financeiros e a emissão de relatórios transparentes sobre os gastos públicos em saúde.”Todas as unidades das Atenções Primária, Secundária e Terciária estão agora 100% informatizadas, com prontuários interligados. Isso significa que os médicos têm acesso ao histórico completo do paciente, independentemente da unidade em que tenha sido atendido”, explica o gestor.Sergio Freitas da Silva, operador de sistemas da Secretaria Municipal de Saúde, destaca que a infraestrutura de tecnologia de informação própria, em parceria com a empresa Inovatus, proporciona segurança e controle dos dados. Ele ressalta que a informatização permite a criação de sistemas que facilitam o gerenciamento online da Rede de Atendimento do SUS municipal.A modernização incluiu o lançamento do aplicativo “Saúde Digital – Cidadão”, disponível para Android e iOS, permitindo aos usuários acompanhar informações como consultas, vacinas e agendamentos. O cadastro é feito informando nome, CPF e Cartão Nacional de Saúde.Além disso, uma nova ferramenta via WhatsApp foi disponibilizada para realizar Pesquisa de Opinião sobre os serviços do SUS municipal. Os usuários têm a oportunidade de avaliar o atendimento e contribuir para melhorias, fortalecendo a participação cidadã na gestão da saúde.Gonçalo de Barros destaca que a modernização da plataforma tecnológica demonstra o cuidado da Gestão do SUS de Várzea Grande, proporcionando maior transparência às ações e serviços de saúde, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados. E, reforça “que a informatização resultou em atendimentos mais ágeis e satisfatórios, reduzindo as filas de espera. Com todas as unidades de saúde informatizadas, a cidade avança na tecnologia, promovendo uma gestão eficiente e transparente dos recursos públicos destinados ao Sistema Único de Saúde”, afirma.

Confira mais fotos

Deixe um comentário

[gs-fb-comments]

Veja Também