Escolher a faculdade dos sonhos nem sempre é uma tarefa fácil. Com as mudanças da puberdade e de outros aspectos da vida, escolher a profissão e a universidade dos sonhos vira mais uma preocupação do que um prazer. No entanto, é importante ter em mente que você pode trocar de carreira no futuro e não precisa fazer a mesma coisa pelo resto da vida, afinal, opiniões e sonhos mudam.
Para escolher a faculdade dos sonhos, é importante conferir notas de corte, notas do MEC e outras avaliações, mas também, se possível, separar um tempo para conhecer a faculdade e conversar com os alunos sobre ela. Assim, terá maior base para escolher a faculdade.
Além disso, é importante se atentar às regras de cada vestibular, lendo os editais que as faculdades disponibilizam, como o edital UNESP, de uma das maiores faculdades do Brasil. Confira mais sobre esse e outros vestibulares e como são realizados.
Unesp
A Unesp é uma das faculdades de maior prestígio do país, contando com mais de 40 mil alunos e diversas filiais no estado de São Paulo. O vestibular da instituição possui duas provas e, para alguns cursos específicos, uma terceira prova de habilidades. Para entrar na faculdade, você pode utilizar também a nota do Enem para a primeira fase.
Unicamp
A Unicamp é uma faculdade pública de Campinas, referência no mercado e bem conhecida no Brasil todo. O vestibular não é muito diferente da Unesp no formato, porém cada prova tem suas especificidades e números de questões definidos pela universidade.
Fuvest
A Fuvest é um dos vestibulares mais famosos, tanto pelo grau de dificuldade quanto pela universidade que você pode ingressar: a USP. Considerada uma das melhores faculdades do mundo, a USP é o grande sonho da maior parte dos estudantes.
A prova é realizada em duas fases, sendo a segunda com questões dissertativas, o que aumenta o grau de dificuldade. É necessário muita interpretação de texto e assertividade nas respostas.
Enem
O Enem é o mais famoso e mais conhecido vestibular do Brasil, que pode abrir diversas portas para a universidade, das públicas e particulares às internacionais. É o vestibular ideal para quem ainda não sabe para qual faculdade quer ir e precisa de um tempo para pensar.
A prova é composta por 180 questões e uma redação de 30 linhas e é realizada normalmente em dois dias diferentes. São 45 perguntas matemáticas, 45 de linguagens, 45 de biológicas, física e química e 45 questões de humanas. Todas as questões são alternativas e exigem principalmente interpretação de texto.
Apesar do alto número de questões, a avaliação não é feita pelo acerto do número de questões e sim por quais questões você acerta. Quanto maior o número de questões fáceis você acertar, maior sua pontuação. Isso porque, pela avaliação, não faz sentido você acertar uma questão com maior dificuldade e errar a de maior facilidade. Por isso, é recomendado que você responda primeiro as que sabe, a fim de garantir uma boa nota e deixar as mais difíceis para depois.
O grande medo dos vestibulandos é a redação, que pode ter nota de 0 a 1000. Geralmente, é um tema surpresa descoberto apenas no dia e que tem a ver com algum acontecimento durante o ano. Por isso, é importante que você fique atualizado nas notícias.
Com o Enem, é possível se inscrever em faculdades particulares com bolsa, dependendo da sua pontuação. Você pode aplicar para bolsa ProUni ou para bolsas específicas da faculdade. Além disso, pode se inscrever no SISU para entrar em faculdades públicas. Algumas faculdades internacionais aceitam também a nota do Enem para matrícula. Um exemplo são faculdades em Portugal.





