Secretaria de Assistência Social e equipes de Várzea Grande participam do Congemas

Picture of Secom/VG

Secom/VG

Secretaria de Assistência Social e equipes de Várzea Grande participam do Congemas

Compartilhe:

Mato Grosso é sede do 23º Encontro Regional do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social – CONGEMAS, realizado no Hotel Mato Grosso, etapa preparatória para o encontro nacional que será realizado, neste ano, em Porto de Galinhas, no mês de outubro.

Várzea Grande participa em peso com sua equipe da Proteção Social Básica, Especial, CadÚnico e traz a participação da secretária Ana Cristina Vieira, representante dos municípios de grande porte do CONGEMAS-MT, cuja presidente é a secretária de Assistência Social e primeira-dama de Sorriso, Jucelia Ferro.

“O encontro tem como foco a reconstrução do Sistema Único de Assistência Social, tendo como desafio a questão da fome. Por mais que atuamos em ações e campanhas para ampliar a proteção social, sabemos que existem muitas demandas.  O que podemos dizer é que estamos trabalhando de forma árdua para alcançar todos aqueles que vivem em vulnerabilidade e risco social”, destacou a secretária.  

A gestora disse que essa reunião de colegiados tem também como objetivo discutir projetos e propostas de maior alcance social, por isso é importante participar desse movimento, ouvindo o que tem sido feito em outros Estados, bem como o que tem sido feito em nosso Estado. 

O presidente do CONGEMAS, Elias Oliveira, disse que há muito tempo ouvíamos dizer que quem não gosta do SUAS, bom sujeito não é, e nos dias de hoje eu continuo dizendo a mesma frase. “Sabemos que o lema da gestão integral, atual, eleita democraticamente, portanto legítima é união e reconstrução, mas desde que a união e reconstrução não mexa nos pilares do SUAS., porque o SUAS não é de governo, mas uma conquista civilizatória da sociedade brasileira”, disse. 

Ele disse ainda que a região Centro-Oeste é importante para o cenário do Brasil em função do agronegócio, e qual será a sua participação na reconstrução do SUAS. “E é essa resposta que queremos saber quando formalizarmos a Carta do Centro-Oeste”. 

Neste primeiro momento os participantes terão acesso a oito painéis temáticos que irão acontecer de forma simultânea e após serão realizadas oito oficinas simultâneas de capacitação.

Deixe um comentário

[gs-fb-comments]

Veja Também