Muitas pessoas buscam ter uma rotina mais saudável e acreditam que a solução para isso é seguir uma dieta restritiva, evitando ao máximo alimentos calóricos e gordurosos.
No entanto, essa abordagem pode ter efeitos negativos na saúde, já que restringir o consumo desses alimentos pode levar o organismo a desejá-los ainda mais, resultando em um consumo excessivo e desproporcional.
Por isso, uma abordagem mais saudável é adotar uma dieta equilibrada e permitir-se consumir doces e sobremesas moderadamente.
Para você saber como ter uma dieta saudável que não restrinja sua alimentação, separamos no artigo abaixo 6 dicas que podem te ajudar a ter uma rotina alimentar saudável e prazerosa.
1. Não elimine os alimentos
Muitas pessoas acreditam que precisam se privar de alimentos saborosos para ter uma dieta saudável. No entanto, isso não é verdade.
É possível desfrutar de alimentos mais doces ou salgados, caso sejam consumidos com moderação. Por exemplo, se você deseja comer um pedaço de bolo de chocolate, é possível incluí-lo em sua rotina alimentar, desde que não seja consumido com frequência.
É importante lembrar que as dietas restritivas podem levar a uma série de problemas de saúde. Muitas vezes, essas dietas são difíceis de manter a longo prazo e podem levar a um efeito ioiô, em que as pessoas perdem peso rapidamente e depois o recuperam novamente.
2. Evite alimentos industrializados
Os alimentos industrializados são conhecidos por serem ricos em açúcar, sódio e aditivos químicos que podem prejudicar a saúde a longo prazo. Por isso, é importante evitá-los e optar por alimentos mais naturais e saudáveis.
Uma boa opção é optar por alimentos in natura, como frutas, verduras, legumes, grãos integrais, carnes magras e peixes. Esses alimentos são ricos em nutrientes essenciais para o organismo e podem ajudar a manter uma alimentação equilibrada e saudável.
3. Adicione alimentos ricos em nutrientes
Esses alimentos são essenciais para manter o bom funcionamento do organismo, garantindo o fornecimento de energia, vitaminas e minerais necessários para o dia a dia.
Para incluí-los, você pode começar a adicionar frutas, verduras e legumes em todas as refeições, já que são alimentos ricos em vitaminas, fibras e antioxidantes.
Além disso, é importante adicionar fontes de proteína magra, como frango, peixe, ovos e leguminosas. Outra dica é adicionar alimentos integrais em vez de refinados, como arroz, pão e massas integrais, ricos em fibras e nutrientes.
4. Atente-se ao tamanho das porções
Além disso, cuidar da quantidade de comida que você ingere diariamente é a chave para conseguir incluir alimentos como bolos, tortas e outros doces na sua alimentação.
Se eles forem consumidos de forma moderada e equilibrada, podem ser adicionados na sua dieta sem afetar os resultados!
Uma boa dica a se seguir para diminuir as porções é usar pratos e tigelas menores, o que pode ajudar a controlar a quantidade de cada alimento.
5. Tenha atenção com o valor energético dos alimentos
Uma dica é escolher alimentos com baixo valor energético, mas que sejam ricos em nutrientes. Para isso você pode optar por vegetais e frutas com baixo teor de açúcar e amido, como brócolis, couve-flor e alface, que são ricos em fibras e vitaminas, mas com baixo teor calórico.
6. Procure comer sem assistir televisão
Quando você está distraído enquanto come, é mais difícil prestar atenção nas sensações de fome e saciedade, o que pode levar a uma ingestão excessiva de alimentos.
Além disso, comer enquanto está distraído pode fazer com que você não aproveite a refeição e, consequentemente, não sinta a satisfação de ter se alimentado adequadamente.
Por isso, é importante buscar um ambiente tranquilo e livre de distrações durante as refeições.





