Seguro incêndio: o que é e como funciona

Picture of Mike Alves

Mike Alves

Seguro incêndio: o que é e como funciona

Compartilhe:

Quando o assunto é seguros imobiliários, logo pensamos em diversos métodos de prevenção para imóveis que o mercado oferece, com o intuito de priorizar a segurança dos bens e da propriedade em si.

Muitos fatores podem incentivar as pessoas na procura de um seguro destinado a imóveis, porém o que iremos trazer em destaque hoje é chamado seguro incêndio.

Considerado obrigatório, essa é uma modalidade de seguro que no momento em que você investe, garante a proteção da estrutura do imóvel e dos seus bens, contra os danos que um incêndio pode causar.

Portanto, se você quer saber mais sobre esse tipo de seguro, preparamos um conteúdo completo sobre como funciona o seguro incêndio, quais as vantagens e ainda quem deve ser responsabilizado pelo pagamento.

Assuntos que você irá encontrar:

  • O que é seguro incêndio?
  • Como funciona esse seguro?
  • Quais as vantagens do seguro incêndio?
  • Quem deve pagar o seguro incêndio?

O que é seguro incêndio?

Assim como o nome já afirma, o seguro incêndio é um tipo de seguro imobiliário, oferecido por organizações privadas, que auxiliam no processo de danos causados pelo fogo, raios ou explosões, garantindo o ressarcimento ao proprietário

O investimento é determinado na apólice do seguro, podendo variar de acordo com o valor do imóvel ou bens danificados.

Mesmo que os danos, causados pelo fogo, possam ocorrer de diversas formas, é importante ressaltar que para ter o direito ao seguro, é necessário que seja comprovado que o incêndio foi acidental. 

Como funciona esse seguro?

O seguro incêndio funciona como uma maneira de garantir a segurança de um imóvel, ou seja, uma forma de investimento que promove a proteção do seu bem. 

Desse modo, independente da empresa que oferece esse serviço, reforçamos que cada contrato é um caso diferente, porém na maioria das vezes é reembolsado o valor, completo ou não, referente ao material perdido no incêndio.   

Normalmente os objetos que estão cobertos pelo seguro e entram na apólice são eletrodomésticos, eletrônicos, mobília, roupas, brinquedos, estrutura física e utensílios domésticos. Por isso, reforçamos a leitura de todas as cláusulas do contrato para confirmar quais itens estão protegidos, pois influencia no valor a ser investido.

Quais as vantagens do seguro incêndio?

As vantagens de contratar um seguro incêndio envolve a facilidade em resolver uma situação que pode ser considerada traumática. Dependendo do estrago que o fogo possa ter causado, esse seguro cobre toda a parte física do imóvel danificado. 

Outro fator é a segurança no imóvel após o incêndio. Normalmente, os moradores do imóvel danificado precisam, temporariamente, sair do local e isso pode ser motivo para invasões. Sendo assim, é disponibilizada uma equipe para vigilância com intuito de que mais estragos não ocorram, protegendo o imóvel durante as restaurações.

E falando em reparos, o terceiro tópico vantajoso é o reembolso. Com a perda de objetos o seguro incêndio assegura a cobertura dos danos, mas lembre-se que normalmente é necessário ter as notas fiscais dos itens perdidos. 

Porém, em caso de itens valiosos como equipamentos, jóias e entre outros, é recomendado que seja feito um seguro especializado nesses itens que possuem valor elevado, pois é comum que esses itens não estejam na apólice.

E para você que é corretor(a) de imóveis, saiba que a contratação de um seguro incêndio fica muito mais fácil quando é possível realizar através da integração de uma plataforma imobiliária que você já utiliza, agilizando sua rotina imobiliária.

Desse modo, sabemos que existem muitas imobiliárias que não possuem parcerias ou seguradoras para realizar a contratação, e pensando nisso que algumas plataformas oferecem essa possibilidade, otimizando o tempo dos profissionais no mercado imobiliário.

Quem deve pagar o seguro incêndio?

A Lei do Inquilinato afirma que a responsabilidade de investir em um seguro incêndio é do proprietário, mas não há restrições ou impedimentos para repassar esse valor para o locatário de um determinado imóvel.

Outro fator é que se o imóvel encontra-se dentro de um condomínio, é importante saber as diferenças dos tipos de seguros, pois o seguro incêndio abrange os danos causados nas áreas comuns do condomínio, e que normalmente essa taxa já está inclusa no valor a ser pago do condomínio.

Para realizar a segurança do imóvel individualmente existe o chamado seguro residencial que é indicado para os proprietários desses imóveis 

Portanto, o que importa é que independente de quem for se responsabilizar pelo pagamento, a escolha seja apropriadamente informada no contrato de locação e ambas as partes estejam cientes e de acordo com o estipulado. 

Autora: Júlia Medeiros Silva | Produtora de conteúdo na empresa Jetimob

Deixe um comentário

[gs-fb-comments]

Veja Também