Trotes no Ciosp na Grande Cuiabá chega a 803 mil ligações, diz Sesp-MT

Redação PH

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trotes no ciosp na grande cuiabá chega a 803 mil ligações, diz sesp-mt

Trotes no Ciosp na Grande Cuiabá chega a 803 mil ligações, diz Sesp-MT

Balanço divulgado neste sábado (7) pela Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso aponta que 73% das ligações recebidas pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública na Grande Cuiabá durante o ano de 2015 foram consideradas trotes. Isso representa 803,8 mil do total de 1,1 milhão de chamadas de emergência recebidas pelo Ciosp na capital e em Várzea Grande, na região metropolitana.
A Sesp-MT informou que o Ciosp também considera trotes as chamadas não concluídas – ou seja, a pessoa liga e não fala nada para o atendente. Somente ligações desse tipo somaram 743 mil no ano passado.
Na última quarta-feira (4), uma equipe do Corpo de Bombeiros de Cuiabá sofreu um acidente ao se deslocar para atender um chamado que, na verdade, se tratava de trote. O caminhão tombou ao passar pela rotatória que dá acesso ao Departamento estadual de Trânsito (Detran-MT). Cinco bombeiros tiveram ferimentos leves.
Somente as crianças, em 2015, foram responsáveis por 38,7 mil trotes. Entre as ocorrências mais comuns, estão as de crianças que dão relatos falsos de algum tipo de violência sofrida, ou cantam canções, ou falam palavrões. Entre os adultos, o número de trotes no ano passado chegou a 30 mil, conforme o balanço da Secretaria de Segurança Pública.
A Sesp-MT alerta que, ao ocupar uma linha de emergência com trote, a pessoa impede o socorro de alguém que realmente está precisando de ajuda. E, além disso, gera prejuízos aos cofres públicos e colocam em risco as equipes, que são enviadas em viaturas para ocorrências que na verdade não existem.
Quem passa trote pode responder por falsa comunicação de crime ou de contravenção, cuja pena é detenção de um a seis meses ou multa.
O Ciosp recebe as chamadas emergenciais da Polícia Militar (190), do Corpo de Bombeiros (193), da Secretaria de Mobilidade Urbana (118), da Polícia Civil (197) e denúncias de violência contra a mulher (181). A central também coordena o envio de pessoal e viaturas ao atendimento das ocorrências e o videomonitoramento.

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