Com uma rotina cada vez mais agitada e desgastante, é natural que as pessoas se sintam cada vez mais cansadas e com a sensação de que as 24 horas do dia não são suficientes para fazer tudo o que é necessário.
Além de investir em um curso de gestão do tempo e produtividade, é interessante rever a sua rotina e avaliar o que você pode fazer para mudar essa sensação de impotência e incapacidade.
Entender como o seu organismo funciona, avaliar a maneira como você estabelece suas prioridades e hábitos são tarefas simples e que vão ajudar a trazer uma grande mudança em sua vida.
-
Cuide da sua alimentação
Uma vida equilibrada depende das escolhas que você faz e a alimentação é um dos pontos-chave na manutenção de uma rotina saudável.
Para ter foco e disposição durante o dia, é indispensável manter uma alimentação adequada, realizando todas as refeições e priorizar alimentos naturais. Evite alimentos ultraprocessados, industrializados e com alto teor de açúcar e gordura.
Em muitos casos a falta de disposição, dificuldade de concentração e até memorização estão associados a uma alimentação deficiente. Em algumas situações, pode ser interessante realizar uma avaliação nutricional e iniciar um processo de reeducação alimentar.
-
Beba água
A água é indispensável para a manutenção e bom funcionamento do nosso organismo. Por isso, inclua a ingestão de água na sua rotina, além de proteger e hidratar as suas células, a água vai ajudar no bom funcionamento do metabolismo e promover a melhor absorção dos nutrientes ingeridos na sua dieta alimentar.
-
Pratique atividades físicas
Inclua na sua rotina diária a prática de atividades físicas. Além de ser um meio importante de prevenção de doenças, as atividades ajudam a manter a disposição e foco, contribuindo para que você tenha um dia mais produtivo.
Para quem não gosta de academias e ambientes fechados, vale a pena considerar atividades como corridas ao ar livre, caminhadas, natação e ciclismo. Não importa a atividade escolhida, o importante é manter o corpo sempre em movimento.
-
Pratique o autoconhecimento
Cada ser humano é único e carrega dentro de si diferentes desejos e necessidades. Não é por acaso que algumas pessoas preferem aproveitar seus momentos de lazer lendo livros, enquanto outras gostam de assistir séries ou sair com os amigos.
Praticar o autoconhecimento lhe dará as ferramentas necessárias para organizar a sua rotina da melhor maneira possível, melhorando o processo de tomada de decisões, produtividade e bem-estar.
-
Planeje suas atividades
O planejamento é, sem sombra de dúvidas, um ponto-chave na organização da sua rotina. A dica aqui é anotar todas as suas atividades previstas para o dia em uma agenda ou planner (se possível, faça isso no dia anterior).
Defina um horário para acordar, estabeleça os horários para atividades físicas, trabalho, refeições e até os horários que serão dedicados ao descanso. Manter um quadro de rotinas ajuda a cumprir todas as tarefas e favorece uma gestão mais adequada do seu tempo.
-
Adote boas práticas de gestão do tempo
A gestão do tempo é baseada em quatro princípios básicos: planejamento, priorização, foco e organização.
O planejamento consiste na ideia de que você precisa planejar suas tarefas com antecedência. A priorização, por sua vez, indica a necessidade de estabelecer graus de prioridade para cada tarefa: tarefa prioritária, tarefa urgente, tarefa importante e tarefa que pode esperar.
No princípio do foco, reside a necessidade de manter a mente dedicada à execução das tarefas por um determinado lapso de tempo — neste caso, pode ser interessante usar ferramentas e técnicas que auxiliam neste sentido, como a técnica do Pomodoro, por exemplo.
-
Faça pausas
A sensação de urgência pode gerar ansiedade e com ela cresce a dificuldade de cumprir todas as metas definidas para o dia.
Para aproveitar melhor o tempo e garantir um grau adequado de produtividade, você precisa saber fazer pequenas pausas ao longo do dia.
-
Busque o equilíbrio
Provavelmente você já ouviu o conselho “não adianta querer abraçar o mundo”. Planeje sua rotina, organize as tarefas, dedique-se ao máximo, mas sempre trabalhe com equilíbrio.
Na vida, todos os excessos são prejudiciais, por isso, trabalhe com as ferramentas e com o tempo que você tem. Não abra mão do seu bem-estar físico e mental e saiba comprometer-se à execução das tarefas, evitando ao máximo a procrastinação.
Com equilíbrio é possível viver bem, executar as atividades de maneira produtiva e eficiente sem abrir mão da sua saúde.





