Sábado Social inicia atividades de 2018 oferecendo palestras às mulheres nas escolas

Picture of Redação PH

Redação PH

sábado social inicia atividades de 2018 oferecendo palestras às mulheres nas escolas

Sábado Social inicia atividades de 2018 oferecendo palestras às mulheres nas escolas

Compartilhe:

De 2014 até 2018, Mato Grosso registrou mais de 100 mil casos de violência contra a mulher. Segundo a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), dos 774 milhões de adultos analfabetos mundo, 64% são mulheres. Das 120 milhões de crianças fora da escola em todo o mundo, mais da metade são meninas.

Os dados assustam e reforçam a necessidade de desenvolver políticas públicas que iniciem um processo urgente de mudança desse quadro. Diante do cenário negativo, o Projeto Sábado Social iniciou suas atividades neste ano de 2018 com um foco em atividades voltadas paras as mulheres, conforme explicou o seu idealizador, o deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB).

“A violência contra a mulher cresce e assusta. Precisamos começar a mudar esse cenário triste e que se agrava a cada ano. Foi pensando nisso que a equipe do Sábado Social desenvolveu o projeto ‘A mulher cuiabana rumo aos 300 anos’, que está oferecendo, em parceria com escolas municipais, palestras motivacionais, de saúde, educação financeira e jurídica”, informou o parlamentar.

O deputado estadual esteve nesta terça-feira (13) na aula inaugural do projeto na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Liberdade, no bairro Osmar Cabral, na região Sul de Cuiabá. Somente nessa escola, 98 mulheres se inscreveram para participar das palestras sobre Saúde da Mulher e Educação Financeira do Lar.

O Projeto “A Mulher cuiabana rumo aos 300 anos” tem agenda de março a abril, envolvendo 15 escolas municipais da região da Grande Coxipó, neste primeiro momento. Posteriormente, será levado para mais regiões da cidade.

A diretora da EMEB Liberdade, professora Marilei Luiza de Magalhães, agradeceu a presença das mães do bairro durante a aula inaugural e reforçou a necessidade de projetos voltados para as mulheres. “Esse projeto vem ao encontro dos anseios das mulheres, da realidade social em que vivemos hoje, então nesse momento eu agradeço pela presença e deixamos as portas sempre abertas para a comunidade”, pontuou a diretora.

Também na noite de ontem (13), o Sábado Social iniciou uma série de palestras voltadas para as comunidades escolares da região Sul de Cuiabá. A Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Dom Bosco recebeu a palestra motivacional ministrada pela advogada e colaboradora do projeto, Dra. Maria Ângela Thomé de Souza. Também serão realizadas palestras de primeiros socorros, percorrendo 12 escolas das regiões Sul e leste de Cuiabá.

Deixe um comentário

Veja Também