Produtores da região aumentam investimentos em seguro agrícola

Picture of Primeira Hora, com Assessoria

Primeira Hora, com Assessoria

Produtores da região aumentam investimentos em seguro agrícola

Compartilhe:

A região Centro-Oeste, mais precisamente o Cerrado do Sudeste de Mato Grosso, onde está inserida a cidade de Rondonópolis virou um promissor mercado para o ramo de seguro agrícola.

A impressão é que os agricultores da região entenderam a necessidade e a importância de ter sua lavoura protegida contra imprevistos.

Prova disso são os números registrados pela MAPFRE, uma das maiores empresas do mercado segurador, que apontam crescimento consistente deste tipo de seguro na região, o berço de uma das maiores fronteiras agrícolas do país.

O diretor territorial da MAPFRE para a região Centro-Oeste, Diego Bifoni, mostra que os pagamentos de seguros nas lavouras de grão, sobretudo de soja, milho e algodão, no estado do MT, subiram de R$ 135,23 milhões em 2020 para R$ 168,48 milhões em 2021. Somente a cidade de Rondonópolis cresceu 43% neste mesmo período.

Outros dados apresentados por Bifoni mostram ainda que o seguro para Benfeitorias e Equipamento Agrícolas teve um crescimento de 85% em relação a 2021 em prêmios e 33% em relação a quantidade de apólices.

Ele ainda destacou que apesar de o Mato Grosso ser um estado sem muitas intempéries relacionadas ao clima, isso não quer dizer que o seguro agrícola seja desnecessário para o produtor. “Pelo contrário. O agricultor está em muitos momentos apostando a sua renda naquela lavoura e uma queda de safra imprevista pode causar muitos problemas, por isso existe essa necessidade”, explicou.

O diretor da MAPFRE ainda esclarece que são vários os itens que o produtor local pode proteger. Ele cita que há desde o seguro para máquinas, silos, de danos ao patrimônio até o produto final que garante a colheita.

Esse último produto é quase uma chave para evitar prejuízos e quebras, pois a seguradora, nesta situação, garante o pagamento da diferença entre o previsto e o colhido em uma lavoura, em caso de não alcançar a meta estabelecida pelo agricultor.

O seguro das máquinas é outro ponto que deve ser levado em consideração pois trata-se de um investimento altíssimo e de alto grau de valorização e a perda de um equipamento desses representa prejuízos ao agricultor. A MAPFRE é uma das maiores empresas do setor no Brasil e no Mundo e, em Mato Grosso, a seguradora possui um grande know-how, em razão de uma atuação de mais de 30 anos na região, garantindo o conhecimento sobre as necessidades dos agricultores locais.

Deixe um comentário

[gs-fb-comments]

Veja Também