A indústria de dermocosméticos está sempre se reinventando em busca de melhores resultados no que diz respeito ao cuidado com a pele. Não à toa, vez ou outra, novos ativos até então desconhecidos passam a ganhar notoriedade.
Exemplo disso é o uso do esqualano, uma substância com um potencial hidratante imenso que pode ser utilizada em diferentes tipos de pele. Você pode usar um sérum com esqualano, por exemplo, para prevenir o surgimento de linhas de expressão.
Por esses e outros motivos, o esqualano tem se tornado um princípio ativo muito utilizado em diversos dermocosméticos de alta qualidade. Saiba mais sobre as suas origens e seus principais benefícios a seguir.
O que é o esqualano?
Antes de mais nada, é importante explicar que o esqualano é derivado de um composto químico chamado de esqualeno. Esse ativo foi descoberto em 1906 por cientistas que perceberam algo intrigante na espécie de tubarão Squalidae, isto é, sua capacidade nata de não desenvolver tumores malignos.
O esqualeno seria o motivo para tal proteção a esses animais, sendo encontrado mais especificamente em seu fígado. Além disso, foi descoberto que o ativo seria de grande importância tanto na hidratação como também na elasticidade da pele humana.
Na verdade, o nosso organismo também é composto por esqualano, que é produzido pelas glândulas sebáceas a partir do nosso nascimento. Estima-se que cada pessoa nasça com 34% de esqualeno em sua composição corporal. O problema é que, a partir dos 20 anos, essa produção vai se reduzindo drasticamente.
É a partir da necessidade de um componente menos agressivo à vida marinha e mais estável do ponto de vista bioquímico que surge o esqualano. Para obtê-lo, é necessário que o esqualeno seja transformado em óleo saturado, podendo ser usado na pele humana sem correr o risco de oxidar.
Com a proibição da caça aos tubarões em 2009 e o desenvolvimento científico na área de dermocosméticos, o esqualeno foi finalmente desenvolvido a partir de fontes vegetais, a exemplo de azeitonas, farelo de arroz, gérmen de trigo, amaranto e, mais recentemente, da cana-de-açúcar.
Principais benefícios do esqualano
Hidratação poderosa
Para se ter uma ideia do poder do esqualano, basta dizer que ele é o hidratante mais robusto do ponto de vista da Biologia. Isso significa que, ao usar esse ativo, você estará deixando a sua pele muito mais hidratada, até porque o esqualano é facilmente absorvido pela pele.
Melhora na textura da pele
Ao hidratar profundamente, o esqualano também ajuda a melhorar a textura da pele, que, por sua vez, acaba se tornando mais saudável, viçosa e com um brilho supernatural. Ao mesmo tempo, ele consegue criar uma barreira protetora inibindo infecções e problemas dermatológicos e minimizando sensibilidades e dermatites.
Diminuição de rugas e linhas de expressão
Também em decorrência da hidratação profunda, o desenvolvimento de rugas e linhas de expressão acaba sendo fortemente inibido, já que o esqualano auxilia na manutenção da integridade da derme. Além disso, ele ainda previne o desenvolvimento de estrias.
Pode ser usado em diferentes tipos de pele
Outro ponto superpositivo do esqualano é a possibilidade de utilizá-lo em diferentes tipos de pele, seja ela seca, normal, mista, oleosa ou acneica. No caso dessas últimas, não há riscos quanto ao chamado efeito rebote, já que o ativo promove uma hidratação na medida certa para a pele.
Seu uso não é limitado à pele do rosto
Vale dizer também que o uso dessa substância não se limita à região do rosto, podendo ser usada em todo o corpo, incluindo fios de cabelo, cutículas, mãos, pés e até cotovelos. O esqualano pode, ainda, ser usado para ajudar na fixação de perfumes e até mesmo misturado a alguns itens de maquiagem.





