Quando devo viajar para conhecer a natureza de Bonito/MS?

Picture of Mike Alves

Mike Alves

Divulgação

Quando devo viajar para conhecer a natureza de Bonito/MS?

Compartilhe:

Quando se fala em turismo ecológico, a cidade de Bonito-MS vira uma referência, não é mesmo? Pois é! Certamente, Bonito (Mato Grosso do Sul) é o destino preferido dos turistas que veem no ecoturismo a oportunidade ideal. Principalmente para estar em contato com a natureza de forma consciente e segura. Contudo, a dúvida é: qual é a melhor época para ir em Bonito?

De fato, a região possui várias paisagens bonitas e conservadas. Logo, se a ideia é aproveitar o cenário natural a céu aberto, estudar quando ir faz toda diferença. A fim de curtir a viagem, vale a pena planejá-la com antecedência. 

Afinal, Bonito oferece aos visitantes jornadas emocionantes, bem como rapel, arvorismo, tour de bike, flutuação, trilha e muito mais. Por isso, saber quando ir ajuda a montar um roteiro de viagem inteligente. Para que a experiência seja a melhor possível.

Aliás, outra tarefa importante antes de viajar é conferir os pacotes de agências de turismo. Assim, o turista se organiza, analisa o orçamento, sabe onde ficar e os passeios a desfrutar. Portanto, ao entrar em contato com a agência é bom perguntar sobre: “Quando ir em Bonito?”.

Qual é uma boa época para visitar Bonito-MS?

Obviamente, a cidade de Bonito continua linda todo o ano. De janeiro a dezembro! E os passeios que ocorrem em diferentes pontos do município também. Exceto quando há temporal.

Ademais, não é nenhum segredo que a natureza tem suas particularidades, não é? Como por exemplo, o aumento da reprodução de algas na Lagoa Misteriosa durante o verão, que faz com que a área seja fechada nesta época. Ou no outono e no inverno, quando as águas estão mais cristalinas, facilitando a observação de peixes e outros animais. 

Desse modo, sai em vantagem quem escolhe uma época apropriada.

Verão em Bonito-MS

O verão em Bonito rende belas fotos em cachoeiras, grutas e lagos. Em contrapartida, é o período em que há mais mosquitos. Bem como a forte onda de calor. Exigindo repelente e pausas para hidratação.

Vale ressaltar que o verão, entre dezembro e fevereiro, tende a ser a alta temporada. Quando ocorrem as férias escolares e também o natal, réveillon e carnaval. Então, tudo fica mais cheio. Pousadas, hotéis, restaurantes, serviços, passeios etc.

Além do mais, como os dias bonitos, o verão em Bonito tem um histórico de muitas chuvas. Sendo assim, a água torna-se mais turva e um pouco instável para flutuação. Por outro lado, o volume de água aumenta, favorecendo os banhistas nas cachoeiras.

Outono em Bonito-MS

O outono tem temperaturas que variam em qualquer região do Brasil. Inclusive em Bonito, no Mato Grosso do Sul. Dessa forma, faz calor em alguns momentos, e frio de uma hora para outra. Por isso, recomenda-se diversificar ao arrumar as roupas na mala. Para ficar mais à vontade quando estiver quente, e se proteger do frio à noite.

Apesar disso, o outono em Bonito-MS é super atrativo! Pois conta com preços mais acessíveis para ecoturismo, hospedagem, entre outras coisas. Além disso, a diminuição de chuvas permite uma visão mais limpa da água. Com isso, os mergulhos são muito mais proveitosos.

Inverno em Bonito-MS

Por incrível que pareça, o inverno em Bonito-MS possui uma média de poucas chuvas. E também como o outono, é a melhor época para aproveitar as águas, pelo menos a vista, não é? Afinal de contas, as baixas temperaturas da água gelada dificultam tanto os mergulhos como a flutuação. Tornando ainda obrigatórias as roupas neoprene, peças que ajudam a manter a temperatura do corpo.

Segundo o especialista Thiago Araújo, da agência de turismo em Bonito, “entre junho e agosto os locais ficam mais vazios por causa do frio. Inclusive as áreas de ecoturismo. Então vale a pena para quem quer fugir de muita movimentação e dos preços mais puxados”.

Primavera em Bonito-MS

Uma dica de ouro para quem pretende visitar Bonito-MS, e também o Pantanal, é fazer isso na primavera. Entre agosto e setembro. Principalmente para ver de perto os animais silvestres, as aves, os quatis, etc. Pois no período de seca os animais buscam locais com água na hora de matar a sede. Ou seja, é mais fácil prever onde encontrá-los assim. Outro destaque são as águas cristalinas que criam o cenário perfeito para os visitantes.

Porém, uma coisa que todo turista deve saber é que os passeios são suspensos quando há temporal. Essa informação é muito importante!

Para quem quer aproveitar o ecoturismo em Bonito-MS, é aconselhável estudar as alternativas das agências de turismo. 

Deixe um comentário

[gs-fb-comments]

Veja Também