Existem algumas medidas preventivas das quais ninguém pode abrir mão, como manter os dentes sempre limpos, ter uma alimentação saudável e hidratar a pele. Proteger sua audição também deve se tornar um hábito comum.
É claro que, em alguns casos, a predisposição genética ou problemas causados pela gravidez podem afetar a saúde auditiva.
No entanto, a exposição prolongada a ruídos muito altos e outros hábitos inadequados também são um dos principais contribuintes para a perda auditiva.
A deficiência auditiva, em particular, é um dos problemas que mais impactam no processo de comunicação, limitando a pessoa a realizar diversas atividades, não só sociais, mas também cotidianas.
Assim, quanto mais cedo os cuidados forem iniciados, maiores serão suas chances de evitar problemas e entrar na velhice com a saúde em dia (a perda auditiva torna-se mais comum devido ao desgaste natural do corpo).
E como cuidar do ouvido?
Os hábitos de saúde auditiva são mais fáceis do que você pensa. Mas eles têm que ser diários.
Tome cuidado com o volume dos sons
A Sociedade Brasileira de Otologia (SOB) realizou um estudo com 68 jovens em São Paulo e concluiu que apenas 14 deles ouviam música abaixo de 85 decibéis (dB), considerada segura para os ouvidos.
O valor médio está entre 92 dB e 109 dB. Por exemplo, brocas usadas na construção podem chegar a 105 decibéis.
Além disso, os alunos que participaram da pesquisa usaram seus fones de ouvido por até 4 horas por dia, o que é considerado excessivo.
Tudo isso pode ter consequências graves, incluindo perda auditiva precoce. Precisamos conectar nossos hábitos e atividades com formas de proteger a saúde de nossos ouvidos.
Não ouça música ou assista TV em volume alto. Isso pode prejudicar muito sua audição futura.
Se você não sabe ajustar o volume do seu aparelho, tente não ultrapassar a metade do volume máximo.
Fique o mais quieto possível pelo maior tempo possível, por exemplo, tente dar uma pausa nos ouvidos sem fones de ouvido.
Não permita que as pessoas ao seu redor ouçam o som do fone de ouvido. Se isso acontecer com frequência, você está ouvindo muito alto.
Limite o tempo de uso dos fones de ouvido, pois a exposição a sons muito altos também pode causar problemas. Quanto mais alto você ouvir, menor deve ser o tempo de exposição.
Não use os fones de ouvido em ambientes muito barulhentos, onde o volume pode estar muito alto.
Com o uso e abuso dos protetores auriculares, eles criam uma barreira sonora que evita o desgaste e a perda auditiva precoce.
Limpe os ouvidos corretamente
Algumas infecções podem danificar estruturas vitais para a audição e devem ser evitadas. Um bom método de prevenção é manter as orelhas longe de objetos contaminados e sujeira.
Primeiro, o uso de cotonetes deve ser abolido. A haste, tão famosa e comum, pode perfurar o canal auditivo e o tímpano.
Além disso, mover-se com objetos pode deslocar os minúsculos ossículos presentes na cavidade do ouvido. Esse comportamento pode causar surdez temporária ou permanente.
Ao contrário do que muita gente pensa, a cera não é sujeira, ela lubrifica, protege e mantém o ouvido sempre limpo e livre de micróbios e não deve ser retirada de forma alguma.
O procedimento de limpeza com cera só deve ser realizado por um médico otorrinolaringologista se ele considerar necessário.
Outro ponto importante é introduzir objetos dentro da orelha, como fones de ouvido. Mantenha sempre seus fones de ouvido limpos de contaminação por bactérias, fungos, vírus e diversas substâncias que podem causar infecções e inflamações.
Também não devemos aplicar nenhum tipo de líquido na cavidade auricular. Soluções para limpeza e tratamento de infecções devem sempre ser prescritas por um médico otorrinolaringologista, pois só ele sabe quais produtos são os mais indicados para você.
É importante não usar itens de outras pessoas, como fones de ouvido e aparelhos auditivos. Algumas substâncias podem prejudicar a saúde do ouvido ao aderir a esses objetos e espalhar infecções.
Realize consultas
É importante que todos consultem um especialista regularmente. No entanto, esta visita é especialmente importante se você tiver um histórico familiar de perda auditiva. As avaliações devem ser feitas pelo menos anualmente.
Os otorrinolaringologistas são especialistas em saúde auditiva, incluindo prevenção. No entanto, a maioria das pessoas só procura essa especialidade se já tem algum problema ou se ele se tornou muito grave.
Sempre que notar algum desconforto nos ouvidos, como zumbido e perda auditiva, procure um otorrinolaringologista para uma avaliação precisa das estruturas que compõem o conduto auditivo.
Se for necessário e, caso o médico prescreva, faça o uso de aparelhos auditivos, como os widex aparelhos auditivos.

Faça adequadamente os tratamentos
O tratamento de infecções como otite média e gripe deve ser feito corretamente, ou seja, até o final. Se mal curados, podem causar deficiência auditiva, além de várias outras complicações.
No entanto, é importante que todos os medicamentos sejam tomados sob orientação do seu médico, pois alguns medicamentos também podem ser prejudiciais aos ouvidos.
Algumas medidas para prevenir infecções de ouvido são vacinar-se contra vírus e bactérias que causam infecções respiratórias, não ficar muito tempo em ambientes fechados com pessoas e onde haja fumaça de cigarro e evitar contato com pessoas doentes.
Com isso, você sabe agora como cuidar do ouvido e evitar problemas de saúde.





