Atualmente existem diversas formas de se fazer marketing, já é possível alcançar os seus clientes seja na internet sejam ou com as mídias tradicionais, ficando completamente a cargo do gestor decidir qual é a melhor estratégia e que mais se encaixa em seu determinado produto ou serviço.
Com o avanço da internet, cada vez mais é possível impactar, engajar e criar estratégias que sejam efetivas e ajudem a chegar em determinado ponto. O assunto é o marketing digital é sempre muito bom saber como funciona a cada uma das suas ferramentas, respondendo à pergunta inicial, antes de mais nada sim, o marketing de e-mail funciona e funciona muito bem.
Porém para que o e-mail marketing funcione com todo o seu potencial é necessário toda uma estratégia por trás. uma vez que, o marketing digital possui diversas ferramentas é possível utilizá-las de modo que uma complementa a outra, com isso sabendo como fazer marketing digital, você pode implementar o e-mail marketing de forma muito mais efetiva.
Indo direto ao ponto, o e-mail marketing funciona muito bem, porém somente se for empregado corretamente dentro de uma estratégia que engloba o todo.
Sendo assim, para que o seu e-mail marketing seja realmente efetivo e alcance os resultados desejados, você vai necessitar de uma boa presença digital, diversos outros meios de marketing, e metodologias extremamente atuais que fortaleçam a sua empresa.
Com esta rápida introdução, fica claro que o que vai fazer um e-mail marketing ser efetivo para sua empresa é a sua empregabilidade dentro de uma estratégia vencedora de marketing digital.
Por esta razão, para fazer com que todas as suas estratégias sejam efetivas e que colaborem entre si, resolvemos elaborar todo este artigo que vai servir como um guia para sua presença nas estratégias relacionadas ao marketing digital.
Peculiaridades do marketing digital
O mundo da internet possui diversas peculiaridades, sendo assim, para dominar as estratégias de marketing é preciso muita maestria em diversas áreas no que toca uma presença digital forte da empresa.
De fato, o marketing digital possui funcionalidades muito além do tradicional, mas saber lidar com tudo isso é um caminho árduo e por mais que as estratégias no mundo online e offline sejam as mesmas, ainda assim é preciso cuidados e levar em conta os impactos que a escala possui.
Como posicionar o e-mail marketing em seu funil
Como já foi dito, as estratégias podem ser complementares e uma fortalecer a outra em torno do seu objetivo, mas para que essa parte teórica funcione é necessário muita mais estria E conhecer bem o seu perfil de cliente eu e funil de vendas.
As estratégias de e-mail marketing na maioria das vezes é utilizada seguindo simples princípios.
Princípios como: uma pessoa tradicional provavelmente não abrirá um e-mail ou sequer receberá de um contato estranho, para que o seu e-mail marketing seja muito efetivo é necessário que o possível cliente já tenha tido contato com seu produto ou serviço previamente.
Sendo muito mais efetivas em fim de funil comum remarketing, ou seja um cliente que chegou em um ponto avançado da sua jornada de compra e por algum motivo não o fez, ou então como modo de manter um contato e uma relação duradoura com alguém que já é cliente.
Estratégias complementares do e-mail marketing
Com isso em mente, a pergunta “e-mail marketing realmente funciona” dá lugar para “como fazer com que o email marketing seja efetivo ao máximo”.
Para que se tenha o retorno desejado, é preciso que já tenha outras estratégias de marketing digital funcionando, seja um SEO, Inbound Marketing, NewsLetter e muito mais.
Sendo assim, para te ajudar completamente no mundo do marketing digital, separamos as estratégias complementares que mais são efetivas para o e-mail marketing.
Inbound marketing
A estratégia de inbound marketing consiste basicamente em uma produção de conteúdo que seja relevante e afete verdadeiramente o seu cliente de modo que sempre que ele passa a se ver como uma autoridade no assunto gerando assim uma relação de reciprocidade mesmo antes da compra.
Com isso o gatinho que resta, é apenas conseguir o e-mail do seu possível consumidor, que pode ser feito através de uma inscrição para o newsletter, disponibilidade de um conteúdo exclusivo como um PDF, artigo de opinião, dicas e muito mais.
Remarketing
Uma das melhores funcionalidades do e-mail marketing é a capacidade de convencer uma pessoa a retornar ao seu funil de vendas, com isso você pode oferecer descontos, melhorias, funcionalidades exclusivas e muito mais para que uma pessoa que anteriormente chegou ao momento da compra e optou por não realizar.
Com isso o seu custo por aquisição de cliente irá melhorar muito sem gastar quase nada.
UPsell
Outra forma de melhorar a sua margem de lucro é adicionando no e-mail marketing estratégias de upsell para clientes já efetivos de forma que seja oferecido serviços ou produtos complementares ao principal com taxas e descontos exclusivos.






