Comprar um carro, seja zero-quilômetro ou seminovo, exige sempre muita atenção por parte de quem está vendendo. Temos que tomar alguns cuidados com relação ao carro que compramos, com quem compramos e ainda com o formato usado para pagá-lo.
Basicamente, sabemos que não basta chegar em uma loja, apontar para um determinado carro, e pronto. Esse tipo de investimento costuma ser sempre alto, e, por essa razão, todo cuidado é necessário para que você realmente compre algo bom e que vai atender às suas expectativas.
Mas, se você não entende de carros, por exemplo, e não está acostumado a fazer negócios desse tipo, tudo pode ser um tanto confuso para você.
Para comprar carro você precisa necessariamente entender de carro, ou então ter ao seu lado pessoas que entendam. Isso é extremamente importante, principalmente quando o assunto é seminovo, já que se trata de um carro usado, e certamente existem fatos que você precisa se atentar. Pode acontecer de alguém que tenha um carro e queira vendê-lo mas, no entanto, o veículo pode ter algum defeito que o proprietário quer esconder de você, ou muitas vezes ele nem sabe que o defeito existe.
Dessa forma, podemos afirmar que quem acaba tendo mais dor de cabeça com esse tipo de situação são aquelas pessoas desinformadas ou desatentas que, ou são passados para trás, ou não percebem que o problema existe, até descobrirem isso depois de fechado o negócio.
Estamos aqui para ajudar você com esse tipo de situação. Falaremos sobre todas as coisas que você precisa observar antes de comprar um seminovo na Noxcar, por exemplo, ou onde quer que seja.
Desgaste na pintura
A dica mais óbvia sobre esse assunto é que você precisa evitar carros com defeitos visíveis e que podem lhe custar caro para arrumar. No entanto, nem todo mundo sabe que um dos reparos mais caros a ser feito em um carro é a pintura.
Pintar com uma nova cor ou simplesmente retocar a pintura do carro é um procedimento caríssimo. Caso tenha que fazer isso, uma peça do veículo pode chegar a R$700,00. Imagine se tiver que fazer a pintura no carro todo por algum motivo? Não tem como!
Por essa razão, a primeira coisa que você deve observar é justamente a pintura e ter a certeza de que não existem detalhes suficientes para que você tenha que refazer a pintura total do carro ou partes dele.
Limpeza interna do carro
Se uma pessoa não cuida da limpeza interna do seu carro, o que mais ela negligencia? O interior de um carro é onde o motorista necessariamente tem que ficar, e se ele não toma o cuidado devido para mantê-lo limpo, desconfie das condições desse veículo.
Analise os bancos, o volante, o painel, a cor de todos os itens, e se é perceptível que aquele espaço não recebe uma limpeza apropriada já há muito tempo. Isso tudo faz muita diferença, e pode inclusive levar você a pensar como anda o motor do veículo, julgando por como está o seu interior.
Pode ser que a situação esteja tão feia a ponto de você ter que trocar todo estofado, o que vai ser algo realmente caro. No entanto, você também poderá ter que trocar peças desbotadas do painel, a capa do volante que estragou, entre outros acessórios. Muitos problemas podem acontecer se o carro não estiver com a parte interna com a limpeza em dia.
Procedência
Agora, vamos para a parte legal da negociação. Se você vai comprar um carro seminovo, significa que ele já passou pela mão de outras pessoas, e, sendo assim, não tem como saber se elas fizeram algo errado com o carro.
Para se certificar da situação, você precisa pesquisar sobre ele, se tem algum histórico de leilão ou tenha sofrido algum sinistro. Caso a resposta seja sim, você pode ter sérios problemas para conseguir uma seguradora de automóveis.
Portanto, antes de comprar o seu veículo, exija todos os dados necessários para que você possa fazer uma pesquisa e saber se esse carro tem algum passado indesejado ou qualquer coisa do tipo. Agindo assim, você não terá nenhum susto quando for tentar fazer o seguro dele.
Problemas no motor
Por fim, vamos falar do problema que pode ser o mais desagradável de todos, ou seja, você compra um carro com problemas no motor. Caso entenda de carro, você sabe que ouvir o motor é uma boa ideia para verificar se ele está fazendo algum barulho estranho.
Mas, se você não é um bom entendedor, sobram-lhe essas opções: ou você leva o carro em um mecânico de confiança, ou leva consigo um amigo que realmente entende do assunto.
É importante que, caso não consiga levar ninguém que entenda de carros com você, exija do vendedor uma vistoria de um mecânico de sua confiança.
Essas são as principais coisas que você deve observar em um carro antes de comprar um seminovo.
Não se esqueça de que um carro é um investimento alto e, por esse motivo, você deve tomar todos os cuidados para que tudo saia conforme o planejado.






