Thiago Silva propõe Programa de Financiamento Estadual para estudantes de baixa renda

Picture of Redação Primeira Hora

Redação Primeira Hora

Thiago Silva busca meios para facilitar o ingresso de estudantes nas universidades e escolas técnicas profissionalizantes

Thiago Silva propõe Programa de Financiamento Estadual para estudantes de baixa renda

Compartilhe:

Para oportunizar as pessoas de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade social que almejam ingressar em uma instituição de ensino superior ou realizar um curso técnico profissionalizante, o deputado estadual Thiago Silva (MDB) propôs o Projeto de Lei n.º 800/2022 que cria o Programa de Financiamento Estudantil no âmbito de Mato Grosso. A matéria está em tramitação na Assembleia Legislativa.

“A educação é uma das minhas prioridades do nosso mandato parlamentar. O nosso objetivo é democratizar o acesso ao ensino superior. A educação é uma ferramenta essencial de transformação social e que oportuniza um futuro promissor ao cidadão com a geração de renda e trabalho. Esse financiamento estudantil a nível estadual vai garantir que os estudantes possam se preparar e ter uma formação seja ela superior ou técnica profissionalizante”, explica o parlamentar.

De acordo com a proposta de Thiago Silva, os estudantes universitários e de ensino técnico profissionalizante de baixa renda vão garantir o financiamento estudantil para as despesas com a educação, seguindo critérios estabelecidos pela entidade financeira e com os custos de cada curso técnico ou superior.

A matéria também cita que o contrato de crédito será firmado entre a instituição financeira estadual que é o Desenvolve – MT e o estudante beneficiado, sendo que a quitação deverá ocorrer a partir de dois anos após o término do respectivo curso, em prestações mensais e em igual número de parcelas recebidas durante o contrato.

“Vamos oportunizar os alunos a estudarem e a desenvolverem a sua capacidade intelectual, autonomia e independência para ter boas condições de ingresso ao mercado de trabalho com um currículo diferenciado de ensino superior ou técnico. Neste projeto, estamos ampliando o apoio à educação e permitindo que nossos estudantes tenham acesso a uma universidade ou escola técnica”, salienta Thiago Silva.

Deixe um comentário

+ Acessados

Veja Também