Gerentes e coordenadores de projetos sociais que atuam na Secretaria Municipal de Assistência Social de Várzea Grande participaram, nesta manhã desta quarta-feira (15), da palestra ‘SUPERE-SE – Quando a coragem vence o medo’, ministrada pela advogada Sirlei Theis. A ação é uma parceria da Prefeitura Municipal de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Assistência Social, com a Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT).
A palestra abordou a temática da reestruturação familiar através do autoconhecimento, principalmente pela ótica das Constelações Familiares e Contoterapia. “É um despertar de consciência sobre uma questão que tem assombrado muitas famílias, que é a violência doméstica. A palestra mostra uma direção a ser seguida, o passo a passo para a compreensão e superação das pessoas que vivenciam essa triste realidade, e que afeta milhares de pessoas em todo mundo”, destacou a palestrante.
Sirlei Theis disse que o objetivo da instrução é motivar as pessoas a terem uma percepção mais aguçada aos detalhes que envolvem o indivíduo e o coletivo, suas práticas e ações que podem interferir na convivência familiar, de amizade e de ambiente de trabalho. “É importante trabalhar o autoconhecimento, mas para que isso aconteça, é importante que a pessoa esteja aberta a essa mudança para melhorar a harmonia em sua vida pessoal e profissional”.
De acordo com a secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira, a palestra foi indicada pela primeira-dama, a promotora de Justiça Kika Dorilêo Baracat, e está alinhada com a política da gestão Kalil Baracat, que busca implementar mecanismos e ferramentas que promovam o aprimoramento das relações sociais, profissionais e familiares. “Para nós que trabalhamos com o fortalecimento de vínculos, prevenção e garantia de direitos, precisamos estar bem emocionalmente, porque tratamos da dor do outro. E esse trabalho muitas das vezes traz desgaste emocional e, se não tivermos equilíbrio, afetamos a nossa própria saúde”.
A secretária disse ainda que é importante que os profissionais recebam essas orientações com as ministradas pela Sirlei, que é reconhecida pelo trabalho que desenvolve para o autoconhecimento, o fortalecimento do amor-próprio e a conquista de relacionamentos não abusivos. Ela é advogada e foi vítima de um relacionamento abusivo numa época em que não existia a Lei Maria da Penha, tampouco Delegacia da Mulher e qualquer tipo de estrutura que amparasse as vítimas. “Sofri tentativa de homicídio, violência física, psicológica e sexual e só consegui sair deste ciclo que poderia ter me levado à morte porque recebi ajuda”, revelou.
Depois de ter superado os traumas vividos e transformado sua vida, tanto pessoal quanto profissional, começou a ajudar outras pessoas que passaram e passam pelo mesmo obstáculo. Assim, surgiu o Programa Supere-se. Sirlei Theis fez um trabalho com movimentos sistêmicos de Constelação Familiar com a participação de algumas pessoas presentes na palestra. A Assistente Social, Taynara Morais, participou da constelação e disse que, para além da capacitação em nível técnico, é de suma importância cuidar também da saúde mental dos trabalhadores. “A técnica de constelação sistêmica transforma não somente quem recebe, mas também a todos que estão à sua volta”, constatou.





