Você já ouviu falar nas empresas martechs? Por mais que o termo não seja amplamente conhecido no mercado, muitas pessoas têm referência das empresas que pertencem a este segmento, só não sabem ainda que existe um termo específico para ele.
De forma resumida, uma martech é um tipo de startup que desenvolve tecnologias para ajudar os times de marketing a realizar suas estratégias de forma eficaz, rápida e inteligente.
Por isso, se você pensa em investir em startups em um futuro próximo, é interessante conhecer mais sobre esse ramo que só cresce devido à importância que as estratégias de marketing tem para as empresas.
O que são martechs?
As martechs são softwares ou ferramentas feitas para otimizar as estratégias de marketing. Elas atuam para facilitar o trabalho dos profissionais da área, ajudando para que atividades de planejamento, execução e análise de campanha sejam aprimoradas.
Para fazer isso, as martechs utilizam a tecnologia para desenvolver sistemas baseados em inteligência artificial e big data com o intuito de promover uma melhoria nas campanhas de marketing. Sem elas, não seria possível automatizar o envio de e-mail ou verificar quantas pessoas visitam um site.
O termo martech é justamente a ligação das palavras “marketing” com “technology”, uma prática de nomeação popular no mundo das startups, onde conseguimos observar a união de diversos termos com a tecnologia, como fintechs (finanças + technology) ou healthtech (saúde + technology).
Como as martechs ajudam os times de marketing?
As martechs são criadas com base em 5 características principais: gestão de processos e pessoas, automação digital, funil de vendas e fidelização de clientes.
Ao agilizar os processos, elas conseguem ajudar os profissionais no seu cotidiano em diversas atividades da área. Como aparecem listadas a seguir:
Produção de conteúdo
O marketing de conteúdo é uma das estratégias mais utilizadas atualmente e consegue ser otimizada pelas martechs. Para essa estratégia, é produzido um relatório de dados, que quando analisados, permitem a criação de um conteúdo mais alinhado às necessidades dos clientes.
Os profissionais de marketing podem então criar relatórios mostrando o engajamento do público nas redes sociais ou a quantidade de pessoas que baixaram um e-book, onde eles utilizam esses dados para entender o comportamento do usuário e o que ele realmente deseja ver.
Relacionamento com o cliente
Os times de marketing estão trabalhando cada vez mais para melhorar o relacionamento das marcas com o cliente, e as martechs ajudam isso acontecer. Elas conseguem otimizar o atendimento com o cliente e criar automações para enviar mensagens automáticas e personalizadas com base em um comportamento do público.
Gestão dos times
Muitas martechs ajudam os times de marketing na sua gestão interna, desenvolvendo comunicados e enviando os conteúdos para toda a equipe, ou então alinhando os objetivos das campanhas de marketing com as estratégias dos times de vendas para que as equipes consigam resultados melhores ao trabalhar juntas.
Automação de processos
Uma das funções principais das martechs é automatizar processos repetitivos de forma rápida, liberando mais tempo para as equipes de marketing se dediquem aos seus projetos.
A automação também é muito utilizada na comunicação com os clientes, em que é feito o envio de e-mails, pop-ups no site ou então mostrar um anúncio específico para aquele cliente, tudo de forma automatizada.
Funil de marketing
Por fim, as martechs também auxiliam no funil de marketing. Elas podem alterar automaticamente o status de um lead e assim facilitar a conversão deles para clientes.
Quando elas possuem uma inteligência artificial poderosa, é possível identificar automaticamente potenciais clientes e destacá-los para o time de marketing trabalhar com eles.
Quais são as principais martechs?
A área de marketing está em constante crescimento e a todo momento existem mudanças acontecendo e novas estratégias sendo implementadas. Para apoiar tudo isso, os times precisam ter ferramentas e tecnologias ao seu lado que apoiem cada etapa de suas campanhas.
Para atender essa demanda, é necessário ter tecnologias agindo em etapas específicas das estratégias de marketing. Hoje em dia existem diversas martechs em segmentos diferentes que atendem variados times.
A seguir separamos alguns softwares bem conhecidos no mercado e que são muito utilizados nas campanhas.
Google Analytics
Essa importante ferramenta do Google permite que os profissionais de marketing analisem dados sobre seus sites e vejam a quantidade de visitas que cada página recebe, quanto tempo os usuários permanecem navegando e até os canais que originaram as visitas.
Mailchimp
O Mailchimp é uma ferramenta que permite as empresas se comunicarem por e-mail com seu público. Por ele, é possível montar e-mails e enviá-los para vários assinantes, além de analisar dados referentes a cada envio, como quantidade de aberturas e cliques nos links.
WordPress
O WordPress é uma martech que ajuda os times a criarem blogs e publicarem conteúdo na internet. Um dos maiores benefícios de utilizar o sistema é que ele conta com diversos plugins que ajudam a otimizar a estratégia, além de ser SEO friendly e fazer com que seus sites apareçam mais facilmente nas primeiras páginas dos buscadores.
Hootsuite
Por fim temos o Hootsuite, uma martech feita para gerenciar as redes sociais, em que é possível agendar publicações e analisar o engajamento de postagens passadas para desenvolver estratégias melhores no futuro.





