Kalynka mobiliza pais que precisam de creche integral

Picture of nilmaik@hotmail.com

nilmaik@hotmail.com

Kalynka mobiliza pais que precisam de creche integral

Compartilhe:

A vereadora Kalynka Meirelles, Republicanos, desde o inicio do mandato vem ouvindo a comunidade que solicita a parlamentar as creches em período integral, em visita em diversas unidades ela percebeu que durante os anos a atual gestão aumentou o numero de escolas porem vem reduzindo as salas em período integral, e como justificativa de acordo com Meirelles é estão seguindo o plano nacional de educação que prevê que nenhuma crianças deve ficar fora de sala de aula.

Oque chama atenção da vereadora é que em nenhum momento o plano nacional da educação fala em reduzir as salas de período integral que já existiam. “Vejo que a administração percebeu que uma sala que atende 25 estudantes em período integral atendendo em meio período esse número de crianças aumenta para 50 crianças, mas não atende a necessidade de muitos pais e o plano nacional não diz que tem que reduzir o horário de atendimento e sim aumentar as vagas com construção de novas unidades”, aponta.

De acordo com a parlamentar, a falta de atendimento em tempo integral prejudica as famílias que precisam trabalhar fora durante todo o dia. “Nossa cidade, por seu potencial econômico, acolhe pessoas vindas de diversos lugares para trabalhar e sem familiares ou amigos que possam apoiar. Temos mulheres chefes de família e outras que precisam compor renda para manutenção de suas casas e essas pessoas precisam do amparo que as creches em período integral oferece, não podemos deixar nossas crianças desassistidas. É direito de todos e deve ser garantido pelo Poder Público”, pontua Meirelles.

Kalynka menciona que encaminhou Requerimento a Secretaria Municipal de Educação, logo no início do ano, solicitando informações sobre o funcionamento das creches em Rondonópolis, porém, até o presente momento, não houve nenhum retorno. “Estamos tentando sempre um diálogo e antes de criticar entender a administração, porém a falta de retorno é frequente”.

No requerimento ela argumenta que o emprego dessas pessoas depende, diretamente, de ter um lugar onde deixar seus filhos com segurança e dignidade e menciona, ainda, que conforme os dados levantados pela pesquisa “Mulheres chefes de família no Brasil: avanços e desafios” em 2015, 28,9 milhões de famílias no Brasil são chefiadas por mulheres, especialmente mães solteiras que por vezes carregam sozinhas o papel de cuidar e educar seus filhos. Sendo assim, torna-se ainda mais importante que o município crie unidades de ensino integral, fortalecendo a permanências das mulheres no mercado de trabalho e assim, beneficiando inúmeras famílias.

A parlamentar organizou um grupo no whatsapp de pais que precisam de creche integral para seus filhos. A intenção do grupo é levantar o maior número possível de assinaturas e protocolar, junto ao Ministério Público, uma representação solicitando que o município volte a fornecer o período integral.
“A melhor maneira de pleitear o retorno das creches em período integral é unindo forças. Por isso organizamos um grupo no whatsapp e estamos mobilizando os pais que precisam, colhendo as assinaturas eletrônicas e também de próprio punho para juntar a representação. O plano nacional e municipal de educação prevê que seja impulsionada a criação de unidades de ensino integral. Toda semana uma nova unidade de educação tem sido inaugurada e a implantação do sistema integral precisa ser garantida para que os pais possam exercer suas atividades laborais com a certeza de que suas crianças estão sendo bem cuidadas, pois estrutura o município tem”, afirma a vereadora.

Kalynka Meirelles coloca à disposição para os que quiserem integral o grupo no whatsapp.
“Se você precisa de creche integral, junte-se a nós e vamos, juntos, pleitear esse retorno. Entre em contato: 66 98437-0398”. Finaliza.

Deixe um comentário

Veja Também