O que seria de nós sem os conteúdos de música, tutoriais, animais fofos e vídeos de conhecimentos gerais do YouTube? O total de 1,3 bilhão de usuários da plataforma não saberia responder.
Considerado o segundo maior mecanismo de buscas depois do Google, o YouTube conta com quase 5 bilhões de vídeos assistidos a cada dia.
Os números impressionam:
- 1,325,000,000 usuários;
- 500 horas de vídeo são carregadas no YouTube a cada minuto;
- Cada usuário assiste em média 11 minutos e 24 segundos diários;
- Presente em 88 países com versões locais e 76 idiomas diferentes.
Dia após dia, o YouTube se torna mais competitivo. Diante de tanto conteúdo, atrair a atenção do público alvo se torna um desafio para produtores e marcas, principalmente para os novatos nesta ferramenta.
Mas basta observar com atenção alguns dos canais mais populares para reconhecer que todos possuem uma característica em comum: postagens constantes, por meio de programação.
Tendo este detalhe em mente e sabendo usar os recursos corretamente, se tem um bom pontapé inicial nesta jornada.
Separamos então 5 ideias de conteúdo para se inspirar nas ideias de vídeos para o YouTube. Venha ver:
Apresentação para iniciantes
Se você pretende ingressar no YouTube, o cenário pode parecer impossível, mas o truque para o sucesso é iniciar.
Mantenha a calma e crie um vídeo no qual você se apresente ao público, como indivíduo ou como empresa.
Da mesma forma, se sua pretensão é criar uma série de vídeos, faça com que o primeiro vídeo introduza a sequência e deixe claro aos seus espectadores o que pretende realizar com o seu canal.
Pesquise “primeiro vídeo de [insira o nome da sua inspiração]” e assista. Você pode ter ideias sobre como falar.
Vídeos educativos/Tutoriais
Quem nunca pesquisou um tutorial de algo no YouTube? Tópicos de como fazer maquiagem ou uso de tecnologia ainda são os mais buscados, mas você não precisa ser tão específico.
É possível editar vídeos online, sobre organização, música, como escrever uma boa redação, como misturar cores em aquarela… enfim. Com certeza você tem algum método único para realizar uma tarefa que possa ser compartilhada.
Ainda nesta categoria, os vídeos DIY (Faça Você Mesmo) também são bastante procurados. Se a sua criatividade é aguçada ou se gosta de fazer artesanato, pode ensinar seu público o passo a passo que mais gosta de fazer.
Para cada professor, sempre haverá um aluno.
Vídeos sobre Tecnologia
Este tema é bastante popular no YouTube e com a velocidade de atualizações em vários setores, o conteúdo é sempre garantido.
Se você é um usuário assíduo ou profissional de tecnologia, pode usar sua técnica na criação de vídeos de revisão de ferramentas, como aplicativos, softwares e gadgets explicando sobre os recursos mais úteis, por exemplo.
Já se o seu perfil é mais comunicativo, pode criar vídeos de “fofoca” e especulações sobre o nicho ou compartilhar hacks, dicas e truques sobre o uso do dispositivo. Gravações de compras também estão em alta.
Vídeos engraçados
O humor parece perpetuar entre os vídeos do YouTube, pois atraem facilmente o gosto do público e geram compartilhamentos, quando bem executados.
Se na sua casa tem crianças ou um animal de estimação que faz truques fofos, pode criar vídeos engraçados sobre isso.
Pesquise Youtubers que gravam roteiros cômicos ou pegadinhas inofensivas. Se você se identifica com esse modelo, vale apostar no estilo e compartilhar situações cômicas da sua própria vida.
Beleza e Estilo de Vida
Este é um dos nichos mais consumidos do YouTube em diversos países, principalmente no Brasil.
Vídeos de ida às compras ou demonstrando itens comprados são uma boa pedida para quem pretende iniciar no YouTube com este tema. Tutoriais de maquiagem e resenhas de produtos também fazem sucesso e você pode aproveitar a sua singularidade e forma de enxergar as coisas para criar algo exclusivo.
Conteúdos de moda e estilo também são simples de serem executados. Você pode gravar o seu dia a dia e editar com cortes e transições para dar um ar mais dinâmico e profissional.
Você pode fazer conteúdos de rotina, organizando o guarda roupa, por exemplo, pois esses estilos mais pessoais têm um toque autêntico e se conectam com outras pessoas.
Seguir a programação de postagem dará a seus seguidores algo pelo qual ansiar. Quando eles continuam acessando a página da sua marca em busca de conteúdo interessante, você constrói um relacionamento leal com eles. Essa lealdade e credibilidade compensam no longo prazo, e você acaba com vendas mais altas e mais lucros.
Fontes: https://rollingstone.uol.com.br/noticia/youtube-em-numeros-quantos-videos-quanta-grana-usuarios-e-mais/
https://www.includehelp.com/articles/5-awesome-things-you-can-learn-from-studying-youtube-video-ideas.aspx
https://biteable.com/blog/youtube-video-ideas/
https://criadoresid.com/dados-do-youtube-2020/





