O prefeito Zé Carlos do Pátio (SD) sancionou a Lei do vereador Batista da Coder (SD) que institui em Rondonópolis o uso da bengala verde. O vereador comemorou a nova Lei e explicou que no ano passado, tentou emplacar um projeto semelhante que acabou sendo vetado pelo prefeito. “Agora apresentamos de novo e todos entenderam a importância desse Lei, quero agradecer ao prefeito e a todos os vereadores que aprovaram o projeto”, disse Batista.
O projeto destaca o uso da bengala verde como meio adequado para identificar pessoas acometidas de baixa visão e como instrumento de orientação e mobilidade. São consideradas pessoas com baixa visão aquelas que apresentam visão menor ou igual a 30% (trinta por cento) da visão do melhor olho, ou campo visual (visão lateral) menor que 20 (vinte) graus, mesmo com o uso de óculos adequados, e após terem passado por todos os procedimentos clínicos e/ou cirúrgicos utilizado todos os recursos ópticos disponíveis para a melhora da capacidade visual.
A deficiente visual Leandrina de Oliveira Pereira dos Santos lembrou que a Lei será de muita importância para as pessoas de baixa visão. “Quem é deficiente visual total utiliza a bengala branca e as pessoas com baixa visão poderão usar a bengala verde”.





