Caravana da Transformação leva mais de 300 vagas de qualificação para Jaciara

Redação PH

Redação PH

sinfra pavimenta mt-336 e leva asfalto para santo antônio do leste

Caravana da Transformação leva mais de 300 vagas de qualificação para Jaciara

A Caravana da Transformação em Jaciara (a 144 km de Cuiabá) vai oferecer mais de 300 vagas de qualificação para a população nesta sexta-feira (27.01) e sábado (28.01). As oportunidades são ofertadas pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) em parceria com empresas e órgãos e buscam incentivar o empreendedorismo e capacitação para os cidadãos vulnerabilizados.

Durante os dois dias, o Sistema Nacional de Emprego (Sine) realizará a orientação, cadastro, atualização de trabalhadores no sistema de vagas de emprego e ofertará ainda orientação sobre habilitação do seguro desemprego. A carteira de trabalhos será emitida normalmente na sexta-feira, porém no sábado o atendimento será feito manualmente, devido a manutenção no sistema do Ministério do Trabalho.

Serão disponibilizadas também 50 vagas para cursos de capacitação presenciais, por meio de parceria entre o programa Emprega Rede, da Setas e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). O atendimento para os interessados nesses cursos acontece no sábado.

O secretário adjunto de Trabalho e Emprego, Samir Prado, explica que os critérios de seleção serão estabelecidos de acordo com a demanda e serão divulgados ainda no sábado (28.01). Contudo, o público prioritário para essa oferta são trabalhadores assistidos pelos programas socioassistenciais.

A equipe do Emprega Rede também por meio de parceria com a Uniorka de Jaciara, disponibilizou cinco bolsas integrais para cursos profissionalizantes e uma bolsa para cursos em nível técnico. A equipe orientará o público presente sobre oportunidades de empreendedorismo e qualificação.

Empreendedorismo no artesanato

Para pessoas com aptidão em técnicas artesanais, serão ofertadas cinco oficinas durante a Caravana da Transformação.

Duas oficinas acontecem na sexta-feira (27.01). Uma delas é a Oficina de Bonecas de Pano “Palito”, que conta com 40 vagas divididas em dois períodos, das 07h às 11h30 e das 13h30 às 16h. A oficina de papel reciclado contará com 20 vagas, e a aula começa as 07h e segue até as 16h, com duas horas de intervalo para o almoço.

Já no sábado acontecem as oficinas de pintura em tecido (pano de prato), tiara de cabelo, e tricô e crochê, as três com 20 vagas cada. A aula com a técnica de pintura em tecido acontece das 07h às 11h30. A confecção de tiara de cabelo será à tarde, entre as 13h30 e 16h, e a oficina de tricô e crochê será em período integral das 07h às 16h com duas horas de intervalo.

Outras 160 vagas de capacitação serão ofertadas em oficinas de estéticas realizadas pela Setas, em parceria com a Escola Galvan de Cabeleireiros. As oficinas serão realizadas nesta sexta-feira (27.01) e no sábado (28.01), das 08h às 16h. Do total de vagas apresentadas, 40 são para bambu terapia, 20 para penteado, 10 para corte de cabelo masculino, 10 para corte feminino e 80 para combinação das técnicas de design de sobrancelha e depilação egípcia.

+ Acessados

Veja Também