O prefeito Zé Carlos do Pátio (SD) e a direção da Universidade Estado de Mato Grosso (Unemat), deram início às conversações para que estudantes do curso de medicina da instituição possam fazer internato em Rondonópolis ou um projeto de residência em saúde da família, similar ao que está ocorrendo com o curso de medicina da UFMT.
Esses dois projetos receberiam estudantes de medicina da Unemat de outros unidades do Estado para atuarem em Rondonópolis.
O prefeito, no entanto, reconheceu que neste momento, não há como instalar um curso de medicina, via Unemat, na cidade.
No entanto, essas propostas seriam uma espécie de pontapé inicial para uma parceria que, pode, no futuro, a médio e longo prazo, garantir a vinda do curso via Unemat.”Mas eu penso que o desafio está lançado pelo prefeito, e que a universidade aceita fazer a discussão e contribuir para a vinda da medicina, mas isso é algo para médio a longo prazo, a curto prazo fica inviável”, disse o reitor da Unemat, Rodrigo Zanin.
Pátio, por outro lado, demonstrou animação com os primeiros projetos da parceria. “Na questão do internato, a nossa ideia é pagar uma bolsa a esses alunos, para que depois eles fiquem na cidade”, disse o prefeito.
O prefeito ainda apresentou o projeto para campus da Unemat que está em obra e sendo executado pela prefeitura.





