Novos agentes vão reforçar a segurança em quatro unidades do socioeducativo em MT

Foto por: Michel Alvim - SECOM/MT

Novos agentes vão reforçar a segurança em quatro unidades do socioeducativo em MT

O Sistema Socioeducativo, vinculado à Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), passa a contar com mais 127 servidores aptos a atuação nas unidades mato-grossenses. O encerramento do 2º Curso de Formação Inicial ocorreu na tarde desta quarta-feira (16.06), na Academia de Polícia Militar Costa Verde, onde os alunos tiveram acesso à qualificação. Os 127 servidores vão reforçar o efetivo das unidades de Cuiabá, Rondonópolis, Sinop e Lucas do Rio Verde.

O curso de 564 horas/aula ocorreu ao longo de 98 dias e contou com 23 disciplinas. Da carga horária total, 360 horas foram de prática, onde os alunos realizaram uma espécie de estágio nas unidades socioeducativas. A formação contou com todos os cuidados de biossegurança, devido à pandemia de Covid-19. Todos os alunos foram testados e nenhum caso foi registrado.

Os novos servidores foram aprovados no concurso público que consta no Edital 001/2018, da antiga Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) e nomeados no início de fevereiro. Aluno destaque da formação, o novo agente de segurança socioeducativo, Juarez Alves Junior comemorou o feito e reforçou seu desejo de contribuir com o sistema socioeducativo.

“O papel do agente de segurança socioeducativo é de suma importância para auxiliar esses adolescentes que estão em conflito com a lei e recolocá-los no caminho certo. E todos nós, os 127 formados, estamos com sangue novo para ajudar a melhorar este trabalho”, disse Juarez.

O servidor ainda lembrou da trajetória, desde o concurso em 2018, passando por diversas etapas: testes físicos, avaliação psicotécnica, estágio probatório, aulas. “Todos nós nos unimos, formamos um grupo e passamos a nos incentivar todos os dias, desde o início até hoje, que é nossa formatura”, relembrou Juarez.

Presente na solenidade, o secretário de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, contou aos alunos sobre sua própria trajetória na Polícia Federal, lembrando que todo servidor da Segurança Pública passou por uma academia e lembrou que hoje eles podem estar como alunos, mas que um dia estes mesmos alunos podem se tornar instrutores de cursos ou até mesmo um secretário de Estado.

Foto por: Michel Alvim – SECOM/MT

Além disso, Bustamante avaliou como um novo momento na história do Sistema Socioeducativo, que por muitos anos foi relegado, mas que agora ganha novos servidores, novas viaturas e novas unidades, a começar por Rondonópolis, que já está praticamente pronta.

“O socioeducativo está começando a escrever uma história diferente. Durante muitos anos, as unidades praticamente não existiam. Quando a Lenice [Barbosa, secretária adjunta de Justiça] recebeu as cinco viaturas ela comemorou e disse ao governador que eles nunca tiveram viaturas próprias. Ver vocês formados, com as cores do socioeducativo me faz entender que todo o esforço é válido”, pontuou o secretário.

Bustamante ainda fez questão de agradecer as forças de segurança coirmãs que auxiliaram na formação dos novos agentes, sendo o Sistema Penitenciário e suas especializadas – Grupo de Intervenção Rápida (GIR) e Serviço de Operações Especiais (SOE) – além da Polícia Militar, que cedeu o espaço para a realização da formação.

A secretária adjunta de Justiça, Lenice Barbosa, que também está à frente do Sistema Socioeducativo, explicou que este foi o primeiro curso de formação com práticas operacionais e que a função do sistema de segurança é a de preservar direitos e, por isso mesmo, não é uma função fácil.

“Eu como servidora de carreira há 15 anos, estou extremamente grata por estar aqui. Vocês, novos servidores, representam o nosso futuro e o socioeducativo vibra na veia de cada um de vocês. Parabéns a cada um de vocês e nos encontraremos em nossos polos”, afirmou Lenice.

Também estiveram presentes na solenidade o secretário adjunto de Segurança Pública, Carlos Davim; o secretário adjunto de Integração Operacional, coronel PM Victor Fortes; o secretário adjunto de Administração Penitenciária, Jean Gonçalves; os deputados estaduais Delegado Claudinei e Elizeu Nascimento; além do presidente da Fundação Nova Chance, Emanoel Flores e o diretor de Ensino, Instrução e Pesquisa da PM, coronel André Avelino Figueiredo Neto.

Foto por: Michel Alvim – SECOM/MT

+ Acessados

Veja Também