O Colégio Leibniz promove neste mês o Abril Cultural: um conjunto de atividades coordenadas pela professora Me. Thamara Parteka, relacionadas ao Projeto de Leitura do Fundamental I em interdisciplinaridade com as disciplinas de Língua Portuguesa, Arte e História. As atividades acontecem em comemoração ao Dia do Desenhista 15/04, Dia do Livro Infantil 18/04, Dia Mundial do Livro e dos Direitos do Autor 23/04 e Dia dos Povos Originários 19/04.
Durante as atividades, os estudantes terão a oportunidade de ampliar sua compreensão de leitura, a qual não se restringe a um texto, mas é, também, a habilidade de ler e interpretar uma imagem, uma obra de arte e diferentes realidades. Faz parte da programação o bate-papo com artistas de diferentes linguagens e cientistas que falarão sobre seus modos de ler o mundo e compartilharão, momentos práticos por meio das oficinas.
Os estudantes terão contato com ilustradoras, escritoras, artistas visuais, fotógrafos e antropólogos. Alguns artistas convidados são da cidade, inclusive reconhecidos com prêmios nacionais e, outros vem de fora, com inclusive experiências internacionais. Todo esse repertório de linguagem e o diálogo com esses diferentes artistas e pesquisadores possibilitam uma expansão de compreensão da realidade, já que cada artista e pesquisador olha para a realidade de uma forma e compõe a realidade de outra.
abaixo, pode ser visto a programação com data e horário de cada atividade, inclusive com uma pequena biografia de cada convidado. A cultura escolar precisa ser reavaliada: ela deve romper com os limites estabelecidos que entende a escola como uma mera reprodutora de conhecimentos, é necessário reconhecer a instituição escolar como um lugar de produção de ciência e de arte, pois somente dessa forma pode-se alcançar um ensino de excelência.
Thamara Parteka é mestre em Educação (UFMT) e História (Unioeste) é professora de Leitura, Arte e História no Colégio Leibniz. “Uma Escola de resultados de alto impacto.





