Neste ano em que completa 40 anos de carreira profissional, Sarah Jane Ereio Venâncio colhe os frutos de uma trajetória sólida, marcada pela entrega total à dança e laureada de muitas conquistas, tanto na formação de bailarinos, quanto na produção de
espetáculos de dança e teatro.
Artista e produtora de notabilidade na cena cultural local e estadual, a bailarina, coreógrafa e professora, residente em Rondonópolis – MT, ganhará uma importante homenagem neste ano por meio do edital Conexão Mestres da Cultura, realizado pela Lei Aldir Blanc com iniciativa da Secel – Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso.
E para consolidar a homenagem a nível estadual, já está em fase de produção o projeto “Sarah Jane Venâncio, uma Referência na História da Dança em Mato Grosso”, cujos eventos artísticos serão realizados entre fevereiro e abril de 2020 em Rondonópolis.
O projeto, proposto pela bailarina e professora Priscila Hungaro (aluna de Sarah Jane), consiste na execução de evento artístico, ação social e ações culturais de artes integradas, entre estas, a dança, teatro, fotografia, artes plásticas e audiovisual.
No cartaz da programação se destacam eventos como o lançamento de um filme documentário de curta-metragem, a exibição de três peças de videodança, uma exposição fotográfica, além de apresentações artísticas e performances com atores e bailarinos — que vão contar a história de 40 anos de carreira da mestre pelo conjunto de sua obra.
E ainda, como ação social do projeto, Sarah Jane vai contemplar os alunos, com idade entre 08 e 13 anos, da escola estadual [que leva o nome de sua mãe, falecida em 2009] Professora Edith Pereira Barbosa, com 50 bolsas de estudos para o curso de ballet clássico.
“Estamos ainda dependendo do retorno dos alunos às aulas presenciais, pois a ideia é levar essas aulas de Ballet até a Escola Estadual Professora Edith Pereira Barbosa, que atualmente está sob direção da minha irmã, a bióloga e professora Patricia Karina Barbosa Ereio”, explica Sarah.
Segundo Sarah Jane a proposta já foi enviada de forma não oficial, para avaliação das normas e condições para a realização dessas aulas no espaço da escola.
“Assim que for possível iremos divulgar. Eu mesma estarei ministrando essas aulas oferecendo a oportunidade para as crianças participarem do espetáculo ‘Além do Arco Iris’, caso elas queiram e os pais dêem apoio”, completa a professora.
Consciente de que é referência para quem quer fazer da dança uma profissão ou simplesmente uma expressão da vida, a artista relembra com orgulho da bem-sucedida carreira de mais de quatro décadas, iniciada em 1977, quando ainda tinha 08 anos de idade.
“Ao receber essa homenagem o primeiro sentimento é de gratidão, pois ao rever as memórias registradas através de imagens, matérias jornalísticas, fitas de VHS, DVDs e outros, vejo o quanto Deus me sustentou durante toda minha trajetória e desafios
propiciando oportunidades para minha capacitação”, conta Sarah.
E é assim, mergulhada nesses arquivos que a bailarina, professora e empresária da Academia Líder de Artes tem se dedicado neste início de ano. Enquanto separava o material, que será catalogado pela produção do projeto, ela conta que rever os arquivos foi como “uma viagem de volta ao passado”.
“Relembrar tantas pessoas que fizeram parte dessa trajetória é perceber que não construímos nada sozinhos e que há beleza e sabedoria nisso.
O Senhor nos ensina a valorizar toda ajuda recebida mesmo através dos pequenos gestos e por isso agradeço a cada um que fez parte da minha vida de forma direta ou indireta”, diz ela sensibilizada.
Com a experiência de quem já levou a magia de seus movimentos a palcos brasileiros, Sarah Jane Venâncio fala da dança como janela para a reflexão e uma maior valorização das nossas riquezas humanas e profissionais.
“Fico feliz em ver que os arquivos poderão deixar um registro histórico de uma parte do que foi realizado em Rondonópolis, no legado artístico e cultural entre 1977 a 2020”, relembra Sarah.
A iniciativa de homenageá-la, por meio da Lei Aldir Blanc, partiu da bailarina e professora Priscila Hungaro da Academia Líder de Artes.
Além de ser proponente do projeto, ela é uma das inúmeras alunas, formadas em dança sob a instrução disciplinar da mestre Sarah Jane ao longo destas últimas décadas.
“Ao acompanhar as opções de editais oferecidos pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso tomei conhecimento do Edital ‘Conexão Mestres da Cultura’ de Marília Beatriz de Figueiredo Leitea.
Considerando o quanto temos de carência de registros históricos sobre a arte e a cultura em especial do setor da dança e vendo a oportunidade de homenagear a professora Sarah Jane Venâncio por tantos anos dedicados ao ensino e a formação de vários artistas, incluindo eu, decidi optar por elaborar este projeto. Estou feliz com essa oportunidade e espero que ela também”, diz Priscila, que começou a estudar dança aos 9 anos de idade com a professora Sarah Jane, por meio do projeto Arte Cidadã e hoje é proprietária de uma escola de dança em Alto Garças.
Sarah Jane retribui com carinho o esforço de sua pupila em homenageá-la. “Ter minha aluna, Priscila Hungaro, como proponente do Projeto também é uma alegria e espero que seja o primeiro de muitos outros que fará a partir deste”, finaliza Sarah, agradecida pela
homenagem.
Sarah Jane Ereio Venâncio
Com 51 anos de idade e mais de 40 anos de carreira, Sarah Jane Venâncio é bailarina, professora, coreógrafa, atriz, artista plástica, empresária, diretora, produtora cultural e presidente da APRODARO – Associação dos Profissionais da Dança de
Rondonópolis – MT.
É considerada hoje uma das mais notáveis artistas no cenário das artes cênicas, especialmente do seguimento da dança, com importante legado na história das artes e cultura do município de Rondonópolis e do Estado de Mato Grosso.
Uma história que se inicia na arte da dança e do teatro com 8 anos de idade, sob a instrução de sua mãe, a professora Edith Pereira Barbosa, pedagoga e dramaturga. Dona Edith (in memoriam) foi sua grande incentivadora participando de seu preparo quanto
artista, seus estudos, projetos e realizações.
Desde então, a artista Sarah Jane vem construindo uma história de lutas e vitórias, mesmo que em alguns momentos tenha enfrentando as adversidades da vida no cenário político-cultural, muitas vezes desanimador.
Ao longo de sua carreira a artista produziu diversos espetáculos de dança, peças teatrais, festivais, mostras, concursos interescolares e cursos de dança e teatro com profissionais de renome nacional, que contribuíram para a capacitação de muitos artistas no decorrer da
história da Academia Líder de Artes, empresa com 37 anos de existência, que dirige juntamente com seu esposo Paulo César Venâncio.
Como Presidente da APRODARO, Associação de Profissionais da Dança de Rondonópolis, realizou 11 edições do Festival Mato-grossense Encontro da Dança, eventos estes que atingiram proporções a nível nacional, pela primeira vez na história da dança
no estado.
Muitos profissionais da dança passaram por sua escola, a Academia Líder de Artes, e/ou pelos eventos que realizou sempre com o objetivo de ampliar conhecimento e aprimorar a técnica da dança e da arte de interpretar de bailarinos, atores, professores e
coreógrafos .
Seus registros e documentos que atestam o êxito de sua trajetória, arquivados através de imagens, matérias de jornal, folders e programas criam uma linha do tempo importante para a memória da dança em Mato Grosso e principalmente em Rondonópolis.
Sua história se mescla com a história de outros artistas trazendo motivação àqueles que almejam seguir esse caminho de dedicação a arte com o compromisso de instruir e preparar uma nova geração.
É uma história de família…de uma família de artistas que influenciaram e capacitaram outras gerações







