Dr. Leonardo está empenhado para que ZPE se tornar realidade

Picture of Redação PH

Redação PH

deputado faz cronologia das obras do vlt

Dr. Leonardo está empenhado para que ZPE se tornar realidade

O relator do Projeto de Lei que autoriza o Poder Executivo a participar acionariamente, de forma majoritária, da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Cáceres, deputado Dr. Leonardo (PDT) se empenhou para que a Mensagem fosse aprovada o mais rápido possível. Em duas semanas que o PL 619/2015 chegou a Casa de Leis, já foi aprovado em segunda votação, na última semana quinta-feira (22).

A ZPE é um sonho antigo da população de Cáceres e região, que se arrasta há 25 anos. Dr. Leonardo, desde o início do seu mandato, tomou a luta da ZPE para si e não tem medido esforços para que ela saia do papel. O parlamentar chegou a ir a Brasília, no começo do ano, mobilizar o Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento de Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

“Nossa região foi esquecida, durante anos ficamos sem um deputado que representasse a nossa cidade. Quando se fala em ZPE, as pessoas nem acreditam mais, estão descrentes. Mas, agora é real, o governador Pedro Taques está empenhado junto conosco e a ZPE já é uma realidade”, garantiu.

Vale ressaltar que as Zonas de Processamento de Exportação caracterizam-se como áreas de livre comércio com o exterior, destinadas às instalação de empresas voltadas para a produção de bens a serem comercializados fora do país. As indústrias localizadas na ZPE operam com suspensão de impostos e procedimentos administrativos simplificados, como, por exemplo, isenção total de ICMS, Imposto de Importação, IPI, PIS e Cofins, entre outros, além de 75% de isenção no Imposto de Renda.

De acordo com a lei que rege as ZPE’s, de tudo o que for produzido no espaço das Zonas de Processamentos, 80% deverá ser destinado para exportação e 20% para o mercado interno. Cáceres está localizada numa região privilegiada, tendo a hidrovia Paraguai-Paraná como uma ponte de escoamento das matérias-primas para outros países do Mercosul ou de entrada de mercadorias, oriundas de qualquer lugar do mundo passando pelo porto em Montevidéu e subindo a hidrovia até chegar no município.

Dr. Leonardo destacou que a ZPE vai fomentará o crescimento de toda a região oeste e sudoeste, gerando novos empregos e rendas, atraindo indústrias e comércios, refletindo diretamente na economia e no desenvolvimento de todo o estado.

+ Acessados

Veja Também