Projeto aprovado beneficia deficientes

Redação PH

Redação PH

acidente violento arranca frente de moto 1.000 cilindradas

Projeto aprovado beneficia deficientes

Deficientes físicos e surdos poderão ter descontos de no mínimo 20% ao fazerem sua primeira Carteira Nacional de Habilitação Especial (CNH Especial). O projeto de autoria do vereador Ibrahim Zaher (PSD) foi aprovado na sessão de ontem (18) e segue para ser sancionado pelo Prefeito Percival Muniz. O desconto acontecerá quando o deficiente fizer as aulas práticas com o próprio carro ou emprestado e, no caso do surdo levar o intérprete em libras para a comunicação com a autoescola.

O vereador entende que é uma questão de justiça com as pessoas que possuem deficiência física porque precisam pagar mais o aluguel do carro para fazer as aulas práticas ou pegar um veículo emprestado, já que nenhuma autoescola da cidade possui um veículo adaptado. Com isso, a autoescola deixa de ter custos com combustível, tempo de veículo e depredação em decorrência do uso do automóvel. Caso a autoescola disponibilize o carro, fica isenta de conceder o desconto.

Além dos custos com carros alugados, os deficientes ainda pagam uma taxa a mais que os demais motoristas para passarem por uma perícia especializada no Detran.

No caso do surdo, há a barreira de comunicação, caso ele leve o intérprete para as aulas, terá direito ao desconto, já se a autoescola disponibilizar o profissional ficará isenta de conceder o desconto.

“Essas pessoas com necessidades especiais já possuem barreiras demais, seja no trânsito, nas calçadas, enfim em todos os lugares,. Nada mais justo que beneficiá-las com descontos, já que no caso da carteira de motorista precisam sempre desembolsar a mais para ter o documento. Esperamos que o projeto entre em vigor e beneficie quem é deixado de lado pela sociedade”, concluiu.

+ Acessados

Veja Também