Nem sempre é possível poder comprar um carro 0 km e quando isso acontece por não ter o dinheiro disponível, comprar um carro usado é a solução. É verdade que a emoção do primeiro carro novo não tem comparação, mas comprar um veículo usado tem as suas vantagens. Se tomar cuidado com as desvantagens, a compra dará muito certo.
Comprar um carro novo ou usado representa sempre um investimento em dinheiro muito importante. No mercado, a venda de carros usados está indo muito bem atualmente, mas isso não tira a preocupação dos futuros compradores, que desejam adquirir um carro que, além de bonito e útil, esteja em ótimas condições e dure muito tempo.
Se pensarmos na venda de carros novos, financeiramente existe uma grande diferença que dá uma boa vantagem à venda de carros usados. Acontece que, além de ter um preço superior, na hora de pagar e retirar o veículo da concessionária, o comprador perderá uma porcentagem
do dinheiro pago, pois assim que sai na rua pela primeira vez, esse carro novo deprecia o seu valor!
Por outro lado, um carro novo provoca o pagamento de impostos mais altos, um seguro mais caro e um registro mais caro também. Por isso tudo, é necessário analisar muito bem todos esses itens, pois mesmo tendo o dinheiro para comprar um carro novo, é necessário pensar que esse carro vai produzir gastos altos mensalmente.
As vantagens de decidir adquirir um carro usado
Comprar um carro usado, por incrível que possa parecer, tem varias vantagens. Uma delas, a mais importante, é o valor que, logicamente, é menor que o de um carro novo. As outras são as seguintes:
✔ Poupar custos e taxas. Se você comprar um carro novo, deverá pagar uma série de coisas como emplacamento, o seguro obrigatório, o IPVA, além de calcular as despesas de encher o tanque e da manutenção. Comprando um veículo usado, ele já cumpriu com vários desses requisitos e as despesas que provoca, de um modo geral, são bem menores.
✔ Depreciação do carro. Já na mesma hora em que você tira o carro novo da concessionária, o carro perde uma porcentagem do valor que você pagou. Com o passar do tempo, continuará perdendo e isso continuará assim ano após ano.
✔ Equipamentos do carro. Quando o carro é novo, você paga pelos acessórios que deseja, como, por exemplo, um equipamento de som ou ainda os bancos de couro. Mas quando o carro é usado, ele já vem com todos esses acessórios que o antigo dono instalou quando comprou.
✔ Poupar nas peças de reposição. quando um carro novo apresenta qualquer problema que exija a troca de uma peça, o dinheiro envolvido nessa troca costuma ser alto. Mas se o carro é usado, além de ser mais fácil conseguir as peças de reposição, estas são bem mais baratas.
✔ Carro novo nem sempre está atualizado. O que quer dizer isso? É simples: a cada ano, os fabricantes criam novas versões dos modelos que lançam ao mercado. As vezes os detalhes são insignificantes, mas essas mudanças, por insignificantes que sejam, vão desatualizando o carro novo. Então, comprar um carro usado não significa estar desatualizado, pois pode possuir as mesmas vantagens de um carro semi novo.
✔ Comprar em uma concessionária. Isso é realmente importante, porque a vantagem de comprar um carro usado lá é que a concessionária realiza uma revisão profunda dos carros que coloca para a venda e, desse modo, acabam sendo uma garantia para o comprador. Já comprar diretamente ao dono não garante que ele tenha feito uma revisão e esteja entregando
o veículo com garantia. A probabilidade de estar comprando um carro com problemas é alta. O ideal, nesse caso, o ideal é fazer uma boa pesquisa desse carro e não se deixar iludir pela cor, pelo estado aparentemente bom ou pelo preço bem em conta. Nunca esquecer que “o barato acaba custando caro”!
Definitivamente, comprar um carro usado tem várias vantagens, mas é importante prestar sempre muita atenção nos detalhes: quantos são os quilômetros rodados, o desgaste do motor, o estado dos bancos e, principalmente, pesquisar se não sofreu acidentes.







