DIA DO PROFESSOR: Em tempos de pandemia, Educação segue adaptada e sem previsão de retomada das aulas presenciais na Rede Municipal

Redação PH

Redação PH

Foto: Arquivo/Semed

DIA DO PROFESSOR: Em tempos de pandemia, Educação segue adaptada e sem previsão de retomada das aulas presenciais na Rede Municipal

Sem precedente, o 15 de outubro de 2020, Dia do Professor, levanta a reflexão para os desafios do ofício e, consequentemente, da Educação em tempos de pandemia. Na Rede Municipal de Ensino em Rondonópolis, lecionar tem sido possível única e exclusivamente sob moldes adaptados, com atividades à distância e sem previsão de retorno das crianças ao modelo presencial.

“Até o momento não há previsão de retorno de aulas presenciais na rede municipal”, informa à reportagem a Secretaria Municipal de Educação (Semed). Não tem outro jeito: a pandemia não acabou e a exposição de alunos e profissionais da Educação ao risco de contaminação, neste momento, está descartada.

Novos tempos

Desde o início da ascensão da curva do novo coronavírus em Rondonópolis, as escolas municipais tem disponibilizado materiais didáticos aos alunos e atividades pedagógicas periódicas com acompanhamento de profissionais que atuam como mediadores entre escolas e estudantes, pais e responsáveis. ”A Semed também acompanha os trabalhos nas escolas por meio de assessores”, diz.

Conforme a Pasta, uma enquete foi realizada junto aos pais e responsáveis pelos alunos sobre a possibilidade de retorno das aulas presenciais na Rede Municipal de Ensino. Segundo o informado, a maioria votou pela manutenção do ensino à distância que, segundo eles, tem apresentado resultados positivos. Se a adaptação ao novo modelo não foi tarefa fácil, garantir a segurança com relação à contaminação por Covid-19 fez valer o desafio.

Professores mantidos

À reportagem, a Semed reforçou que não desligou nenhum professor da Rede Municipal de Ensino em tempos de pandemia. “A Prefeitura de Rondonópolis manteve os professores contratados em atuação, não houve rompimento de contrato, até porque os profissionais continuam trabalhando”, afirma. Hoje atuam tanto presencialmente nas escolas quanto em home office. Em 2020, a Secretaria de Educação conta com 1.107 servidores efetivos (concursados), 27 servidores comissionados (cargos de chefia), 569 servidores terceirizados, que atuam principalmente na limpeza, vigilância e merenda, 263 estagiários (atuam mediante contrato com prazo determinado) e 580 servidores contratados (são contratados mediante processo seletivo com contrato determinado).

As atividades pedagógicas são encaminhadas aos alunos a cada 15 dias. Os estudantes também contam com o acompanhamento online de professores para o desenvolvimento das atividades em casa e a cada duas semanas os materiais são entregues pelos alunos aos professores para correção. “A Semed explica que as escolas contam com estrutura para os professores e quando estão atuando em home office utilizam meios próprios”, segue a Pasta.

Progressão continuada

Aos alunos da Rede Municipal de Ensino, infantil e fundamental, a progressão continuada está garantida. Não há reprovação, conforme a “política pedagógica Nacional”, explica a Semed.  Sobre o Ensino Médio, a competência é do Governo do Estado, que estuda, neste momento, medidas para a retomada dos alunos ao ano letivo. Nada, porém, está definido.

Há uma semana, o governador Mauro Mendes (DEM) afirmou que já está sendo realizada uma discussão em torno de um plano da retomada das aulas presenciais em Mato Grosso. Ao defender a volta presencial dos estudantes nas instituições de ensino, argumentou que parte considerável da rotina da população já foi restabelecida. Por este motivo, a Educação não poderia ser “penalizada”, segundo o gestor.

“As pessoas estão saindo normalmente. Estão indo para as praças, indo para as empresas. Eu vejo as famílias saindo. As coisas estão acontecendo. Então, nós precisamos manter o mesmo nível de cuidado. Entretanto, precisamos retornar, se possível, 100% das nossas atividades. As nossas faculdades, nossas escolas. Existe um planejamento em curso e nós vamos detalhar isso”, disse Mendes.

A Secretaria Estadual de Educação abriu uma pesquisa em todo o Estado para ouvir os pais de alunos sobre o possível retorno das aulas. Ainda não foram divulgados os resultados.

+ Acessados

Veja Também