O juiz auxiliar da propaganda Armando Biancardini Candia, do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), determinou a suspensão da propaganda eleitoral da Coronel Fernanda (Patriota), candidata ao Senado em Mato Grosso, por excesso de tempo em que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) aparece. Na estreia do programa eleitoral, Fernanda, divulgou declaração do presidente em apoio a sua candidatura por ser “mulher, militar e evangélica”. Ela a única candidata no estado que tem o apoio formal de Bolsonaro. A reportagem é do jornal O Globo.
Na propaganda, Bolsonaro apareceu em 8 dos 23 segundos, ultrapassando o limite para a participação dos apoiadores, que é de 25% do tempo permitido pela legislação eleitoral em cada programa ou inserção. O presidente ficou na tela por 34% do tempo. A retirada da propagada é imediata após a notificação. O juiz determinou também multa de R$ 10 mil diária em caso de descumprimento. A assessoria de campanha da candidata informou que irá reduzir o tempo do presidente.
A ação foi protocolada pelo adversário Nilson Leitão (PSDB), que também busca colar na imagem do presidente . Na propaganda eleitoral, o ex-deputado federal usou uma estratégia diferente dos candidatos de direita. Leitão argumentou que, enquanto outros pedem ou buscam apoio, ele “já ajudou o presidente Bolsonaro” quando lutou pelo impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e pode voltar a ajudá-lo no Senado.





