Projeto de lei incentiva criação de academias inclusivas

Picture of Redação PH

Redação PH

'quem nunca atrasou contas?', questiona ministra da agricultura

Projeto de lei incentiva criação de academias inclusivas

Construir inclusão é refazer relações e fazê-las humanas. Com este propósito, o deputado estadual Mauro Savi (PSB) apresentou projeto de lei (nº 113/2016) que institui o Selo Estadual Academia Inclusiva.

O objetivo é incentivar a promoção de ações visando à acessibilidade, a integração, a inclusão e a melhoria da qualidade de vida das pessoas portadoras de necessidades especiais (PNEs).

De acordo com a proposta, o Selo será concedido anualmente no dia 3 de dezembro, data que se comemora o “Dia Internacional da Pessoa com Deficiência”. Para recebê-lo, às academias desportivas passarão pela avaliação de uma equipe multiprofissional especializada, que irá comprovar se a mesma apresenta tecnologia assistida, espaços físicos (observados Princípios do Desenho Universal) e mobiliários adequados, além da orientação técnica capacitada que atenda as necessidades dos PNEs.

Nesse sentido, o projeto de lei estabelece como academia desportiva aquele espaço físico destinado ao ensino e/ou a prática de esportes (natação, musculação, ginásticas com exercícios aeróbicos e anaeróbicos, etc.), e dotados de equipamentos específicos para o trabalho e condicionamento do corpo humano.

“Vários estados possuem estas academias, que reconhecem o esporte como canal de socialização positiva ou de inclusão social, revelado pelo crescente número de projetos esportivos destinados aos jovens das classes populares, financiados ou não por instituições governamentais e privadas. Cremos que o referido Selo irá fomentar o interesse destes estabelecimentos em promover as adequações necessárias para atender o público em questão”, defendeu o deputado Mauro Savi na justificativa do projeto.

Mauro Savi destacou ainda que academias inclusivas são importantes porque é crescente a busca por espaços organizados, a partir de políticas públicas governamentais e também da sociedade civil para a inclusão, com a perspectiva de atender as crescentes demandas e exigências de uma sociedade em processo de transformação.

O artigo 6º do projeto de lei estabelece que o Poder Executivo regulamentará a lei no que lhe couber e fizer necessário.

+ Acessados

Veja Também